Mais de 70 mil carros deverão sair de Manaus durante o carnaval
Cerca de 70 mil carros deverão deixar Manaus com destino a Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. A previsão é da Polícia Militar. O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas deve montar barreiras nas duas saídas da cidade - a Ponte Rio Negro e na Torquato Tapajós, corredor para acessar estrada Am 10 e a BR 174.
A principal advertência aos motoristas, além de portar a documentação necessária do veículo é não beber. Em Manaus o controle será rígido durante o carnaval.
Para a diretora-presidente do Detran/AM, Mônica Melo, existem muitas alternativas para que o condutor embriagado não assuma o volante. “O Governo do Amazonas tem sempre alertado os motoristas para o perigoso fator álcool e direção, mas também explicado o que o condutor deve fazer caso tenha ingerido bebida, como utilizar o Amigo Legal, ou seja, pedir para um amigo que possua habilitação e não tenha bebido para conduzir o veículo com segurança ou ainda ir de Carona Solidária com um parente, vizinho ou conhecido, desde que ele não dirija, porque se dirigir, não beba”, explica.
Existe ainda o Disk-Pileque, uma terceira via disponibilizada pelo Órgão para garantir a segurança do condutor, dos passageiros e ainda dos pedestres. O serviço é gratuito e irá funcionar 24 horas durante o carnaval, iniciando às 22h de sexta (17) e encerrando ao meio-dia da quarta-feira de cinzas. Caso o condutor do veículo ou um amigo próximo identifique que o motorista está embriagado e não tem condições de dirigir, basta ligar para o 3642-6708 e solicitar o serviço. Uma viatura do Detran/AM será enviada e fará o traslado do motorista e passageiros com segurança até o local de destino.
ASSUNTOS: carnaval, carros, detran, folia, Manaus, pileque, policia militar, Manaus, Trânsito