Mais de 700 mil processos judiciais serão examinados
Todo o acervo de processos em andamento no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) - que soma pouco mais de 759 mil ações, sendo 664 mil na capital e 95 mil do interior -, vai ser examinado durante a Semana das Correições Ordinárias Anuais do Tribunal, aberta oficialmente nesta segunda-feira (13), pelo corregedor geral de Justiça, desembargador Yedo Simões de Oliveira. Serão cinco dias de atividades e nesse período, o horário de atendimento ao público nos fóruns e cartórios judiciais de Manaus e nos municípios do interior será suspenso às 12h.
Até o dia 17 de agosto, na Semana das Correições, magistrados e servidores das Varas judiciais e Juizados Especiais do Amazonas estarão empenhados em verificar a situação de cada um dos processos em tramitação e determinar as providências necessárias para agilizar o andamento das ações. Ao todo, são 165 unidades do Judiciário Estadual envolvidas nesse trabalho.
Além da situação processual, o relatório final dos trabalhos também apresentará uma espécie de raio-x de cada unidade. No documento, devem constar informações sobre número de servidores, qualificação e atribuição de cada um, quantidade de processos em tramitação há mais de dois anos, quantidade de processos arquivados nos últimos 24 meses, número de cartas precatórias recebidas e ainda não devolvidas e o detalhamento dos bens sob guarda. As informações serão reunidas e encaminhadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o corregedor geral de Justiça, desembargador Yedo Simões de Oliveira, os serviços judiciais necessitam de constante aprimoramento, daí a importância de aferir anualmente a situação de cada cartório. “Queremos desenvolver um trabalho preventivo e não meramente punitivo. Temos que ter indicadores para cobrar mudanças positivas”, ressalta.
A abertura da Semana das Correições Ordinárias Anuais do Tribunal foi realizada às 8h, no hall do Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, Zona Centro-Sul de Manaus, e teve a participação da banda da Polícia Militar do Amazonas, que apresentou diversas canções regionais e também músicas bem conhecidas da MPB. O encerramento oficial da semana será realizado no fórum de Iranduba (município a 22km de Manaus), no dia 17, às 15h.
ASSUNTOS: Manaus