Engenheiro civil Ricardo Francisco assume Secretaria de Política Fundiária do Estado
Manaus/AM - O engenheiro civil Ricardo Francisco, de 64 anos de idade, é o novo secretário de Política Fundiária do Estado (SPF). A nomeação foi assinada pelo Governador do Amazonas, Wilson Lima, nesta quarta-feira, 25/06, e a posse se dará na próxima semana.
Ricardo Francisco trabalha no setor habitacional há pelo menos duas décadas. Ele já foi Secretário de Planejamento, de Obras e Vice-prefeito da cidade Petrópolis (RJ). Na Prefeitura do Rio de Janeiro, foi Diretor da Empresa de Urbanização (RioUrbi), onde comandou Programas como o Favela Bairro, de urbanização, e o Rio Cidade, de obras urbanísticas.
O engenheiro estava atualmente como Diretor da Empresa Regional de Habitação (EMCASA) da Prefeitura de Juiz de Fora, região metropolitana de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais.
‘’Estou vindo ao Amazonas motivado pelo convite que recebi do governador Wilson Lima, de desenvolver um programa habitacional e fundiário nunca feito no Estado, voltado aos que mais precisam, na região mais espiada do mundo, mas que poucos conhecem de fato os seus desafios’’, resume Ricardo Francisco.
Desafios
Ele resume o trabalho à frente da SPF em duas principais frentes: produção de unidades habitacionais e na área territorial. Na primeira, ele explica que o foco do Governo será cadastrar e georreferenciar todo o território e prédios públicos do Estado, para a implantação de soluções habitacionais voltadas a diversos públicos, em especial o de baixa renda.
Feito o georreferenciamento, explica o Secretário, o Estado buscará soluções para o desenvolvimento da política habitacional, com recursos federais, próprios ou em parceria com a iniciativa privada.
Parceria com municípios
Além disso, Ricardo Francisco disse que a ideia é também criar uma estrutura dentro da SPF para o assessoramento técnico aos municípios. Pela falta de pessoal capacitado, explica, as prefeituras não conseguem elaborar os projetos, e quando conseguem, têm problemas durante o andamento das obras e mesmo na prestação de contas ao agente financiador.
Recursos federais
Ricardo Francisco afirma que vai priorizar a busca de recursos federais para o Amazonas, para a implantação de projetos habitacionais de baixa renda, como o Sub 50, destinado a municípios com menos de 50 mil habitantes. Segundo ele, o Governo também investirá em soluções tecnológicas que agilizem a construção e reduzam o custo das unidades habitacionais.
ASSUNTOS: Amazonas, política funciária, Secretaria, Política