Compartilhe este texto

Sabrina Voinea pode tirar bronze de Jordan Chiles após revisão de nota

Por Portal Do Holanda

07/08/2024 15h26 — em
Olimpíadas 2024 em Paris


Foto: Reprodução

A partir de protestos das autoridades romenas e uma intervenção da lenda da ginástica Nádia Comaneci, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou que vai revisar a nota da ginasta romena Sabrina Voinea na final do solo das Olimpíadas, realizada na segunda-feira (5). Voinea terminou a competição na quinta posição, com uma nota de 13.700, e a revisão vai verificar se houve irregularidades na avaliação.

Segundo o jornal Euronews Romênia, a revisão foi solicitada devido à perda de um décimo na nota de Voinea, que os romenos alegam ter sido causada por uma suposta pisada fora do tapete. Comaneci, que publicou um vídeo em seu Instagram mostrando que o calcanhar de Voinea não tocou fora do tapete, enviou essas imagens para a Federação. Comaneci revelou ao Euronews Romênia que o presidente da FIG, Morinari Watanabe, garantiu que a nota seria revista para assegurar justiça para a atleta.

O caso de Voinea é semelhante ao de Ana Barbosu, que originalmente terminou em terceiro lugar com uma nota de 13.700, mas foi superada pela americana Jordan Chiles após a revisão de sua nota, que passou de 13.666 para 13.766. Com a nota revisada de Chiles, Barbosu foi deslocada para a quarta posição e Chiles conquistou o bronze.

Se a nota de Voinea for ajustada para 13.800, ela assumirá a terceira posição, superando Barbosu e Chiles, sem alterar as posições de ouro e prata, conquistadas por Rebeca Andrade e Simone Biles, respectivamente.

Em resposta ao tratamento de suas atletas, o governo romeno também protestou, e o primeiro-ministro Marcel Ciolacu anunciou que não participará da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris. Ciolacu classificou o episódio como uma "flagrante injustiça" e uma "desonra" para os atletas romenos.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Olimpíadas 2024 em Paris

+ Olimpíadas 2024 em Paris