Fim de semana teve 5 operações policiais simultâneas na Região Metropolitana de Manaus
O Sistema de Segurança Pública do Amazonas realizou, neste fim de semana, o maior ciclo de Operações já realizado, simultaneamente, no Amazonas. Entre sexta-feira (28) e domingo (30), cinco Operações Integradas foram realizadas em Manaus e nos municípios Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, mobilizando cerca de dois mil servidores. Todas as ações foram coordenadas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), no Aleixo, em Manaus, que tem três anos de existência.
Em cada localidade, a Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ativou um CICC Local, ligados ao CICC Regional em Manaus, com monitoramento em tempo real e simultâneo das ocorrências e demandas. A Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mobilizaram, durante os eventos, toda a estrutura operacional disponível para grandes operações. Nenhuma ocorrência grave foi registrada.
Em Manaus, órgãos estaduais de Segurança e Forças Armadas realizam, na sexta-feira (28) a Operação de Varredura em unidades prisionais da capital. No sábado (29), ainda em Manaus, foi realizada a Operação Marcha pra Jesus.
Em Rio Preto da Eva órgãos de Segurança realizaram, nos dias 28, 29 e 30 de julho, a Operação Feira da Laranja. Em Presidente Figueiredo, no sábado, ocorreu a Operação Festa dos Barqueiros, na comunidade Boa União. Ainda nessa localidade, no ramal Rumo Certo, a SSP-AM ativou a 1ª Base de Ordem Pública Integrada (Bopi).
O secretário executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara, destacou que em todas as localidades os eventos foram realizados sem registro de ocorrências criminais graves. “É a primeira vez que essa capacidade foi testada em locais diferentes, onde em Manaus se via todos os locais ao mesmo tempo, e nós podemos afirmar que esse modelo é eficiente, com a inexistência de qualquer ocorrência de risco nos locais que receberam as Operações”, afirmou.
Para os eventos, foram utilizadas câmeras, helicópteros, drones, Plataformas de Observação Elevada (POE), Centro Integrado de Comando e Controle móvel, além da estrutura de efetivo e viaturas de cada órgão de Segurança. “O Governo do Estado, a partir do direcionamento estratégico do secretário de Segurança, doutor Sérgio Fontes, entende que a utilização da tecnologia aliada à ação do policial e do servidor tem feito diferença e é a grande novidade em termos de prevenção e combate à criminalidade”, destacou o secretário executivo-adjunto.
Bopi
No fim de semana foi inaugurada no ramal Rumo Certo, em Presidente Figueiredo, a 1ª Base de Ordem Pública Integrada (Bopi). É a primeira Base do Estado a reunir órgãos se Segurança e gestores da comunidade local, com vistas à garantia de segurança da população. A Base é dotada de uma Sala de Comando e Controle Integrado com utilização de 32 câmeras para monitoramento dos principais pontos da localidade.
O local irá contar com atuação da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, além da atuação da equipe de gestão do município de Presidente Figueiredo, que receberão treinamento sobre o trabalho integrado.
ASSUNTOS: operação policial, região metropolitana de manaus, sistema de segurança, Amazonas