Orgasmo: 6 coisas que acontecem com seu corpo quando você chega lá
O que acontece com o corpo feminino quando fica excitado não é tão óbvio quanto uma ereção masculina. Mas é tão estimulante quanto. Saiba como seu corpo reage durante um orgasmo.
1. “No exato segundo em que nosso corpo sente atração por alguém, o cérebro manda aumentar a circulação de sangue lá embaixo, fazendo as terminações nervosas ficarem em alerta", explica o ginecologista Jorge Serapião, do Rio de Janeiro. Esse processo libera as secreções vaginais – um lubrificante natural composto de aminoácidos e proteínas.
2. Durante o orgasmo também há a liberação de oxitocina, conhecido como o hormônio do amor. Não é à toa que depois de chegar lá, muitas de nós só quer ficar na cama, aconchegada ao gato.
3. As terminações nervosas nas áreas mais sensíveis da vagina ficam em alerta e o tecido do clitóris incha e aumenta de tamanho em até três vezes! Sim, é como se você tivesse uma pequena ereção.
4. “No momento do orgasmo há uma descarga de hormônios e neurotransmissores muito intensa, liberando a sensação de prazer", conta o ginecologista Domingos Mantelli, de São Paulo. As contrações musculares intensas sentidas na região íntima são espalhadas por coxas, glúteos, tórax e abdomen.
5. Em cerca de 10% das mulheres, as contrações dos músculos do assoalho pélvico durante o orgasmo podem fazer que um líquido seja expelido pela uretra. O fluido, ao contrário do que muitos possam pensar, não tem nada a ver com urina. Ele é, na verdade, semelhante aos liberados pelo homem – por isso é conhecido como uma espécie de ejaculação feminina. Se isso acontece com você, não se preocupe: ejacular não é doença e muito menos embaraçoso.
6. Apenas 30% das mulheres têm orgasmos com penetração. "Chegar lá" com estímulos no clitóris é muito mais comum.
Fonte: Revista Corpo a Corpo
ASSUNTOS: orgasmo, relação sexual, saúde, sexo, Saúde e Bem-estar