Projeto transformará Paço da Liberdade em museu interativo e moderno
Manaus/AM- Com edificação iniciada em 1874 e reinauguração em abril de 2013, a empresa Magnetoscópio será a responsável em captar recursos junto à Lei 8.313/93 (Lei Rouanet) e executar o projeto que transformará o Paço da Liberdade em Museu da Cidade de Manaus. A licitação foi aberta em nível nacional e apenas uma proponente se credenciou. A Magnetoscópio venceu com o projeto “A Cidade de Manaus – História, Gente e Cultura”. O resultado final do Edital da Chamada pública nº 005/2016 foi publicado na edição 4036 do Diário Oficial do Município de hoje, 3.
A partir da homologação, a próxima etapa será assinatura do contrato entre as partes. De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, a proposta é tornar o Paço da Liberdade, localizado no Centro Histórico de Manaus, em um museu de referência na região Norte.
Pelo edital, a empresa vencedora será a responsável pelo “projeto museográfico que contempla a elaboração e montagem de exposição interativa de longa duração com recursos tecnológicos para a exposição inaugural do Museu da Cidade de Manaus”.
Ainda de acordo com o certame, o projeto deverá ser elaborado, executado e desenvolvido por uma empresa “especializada no desenvolvimento e implantação de projeto museográfico com ênfase em exposições interativas com recursos de tecnologia, e que deverá ainda captar recursos por meio do dispositivo da Lei 8.313/93 (Lei Rouanet) e conceber o plano museológico, a partir da proposta conceitual desenvolvida pela equipe técnica da Manauscult”.
A produtora cultural Magnetoscópio foi responsável pelos projetos dos museus “Ecossistemas de La Comunicación”, na Argentina; “Museu da Gente Sergipana”, no Sergipe; “Cocuruto – A história de um Fio”, no Rio de Janeiro; “Museu de Minas e do Metal”, em Belo Horizonte”, “Museu do Caribe, na Colômbia; “Museu da Língua Portuguesa”, em São Paulo, entre outros.
ASSUNTOS: paço da liberdade, Amazonas