Vermelhidão e pele do rosto irritada? Cuidado, pode ser rosácea
Muita gente sofre com as terríveis rosáceas na pele sem saber que tem o problema. A rosácea é uma doença que causa irritações e lesões inflamadas na pele do rosto, sobretudo nas bochechas, nariz, queixo e testa. Ela costuma afetar mais as mulheres, principalmente as claras, e surge geralmente entre 30 e 50 anos.
Os sintomas mais comuns da doença são vermelhidão, aparecimento de pequenos vasos inchados no nariz e bochechas, protuberância parecidas com espinhas e pele grosseira, nesse caso, o nariz é alargado e pode até dobrar de tamanho com o tempo.
Segundo a dermatologista Marcela Vida, do Hapvida Saúde, o problema pode se apresentar em quatro tipos diferentes:
Eritematotelangiectasica: cuja apenas com a vermelhidão e acentuação dos vasos sanguíneos de forma episódica.
Papulopustulosa: a vermelhidão é fixa e podem aparecer as pápulas e pústulas.
Fimatosa: a pele torna-se espessa com poros dilatados, nódulos e aumento de volume de áreas do nariz, queixo, fronte.
Ocular: vermelhidão e sensação de corpo estranho em pálpebras ou conjuntiva.
A doença crônica não tem causa conhecida, nem cura, mas acredita-se que ela pode estar associada a fatores genéticos e condições do ambiente. O controle não é fácil, mas possível. Alguns tratamentos podem ajudar a amenizar a situação e conter os efeitos:
“Existem diversos tratamentos disponíveis: antibióticos orais e tópicos com objetivo de reduzir a inflamação, a isotretinoina oral, laser (luz intensa pulsada ou dye laser), nos casos de rinofima a eletrocirurgia ou laser de CO2”, explica Marcela.
Segundo ela, o cuidado constante com o paciente também é fundamental, dessa forma deve-se evitar variações bruscas de temperatura e o uso de produtos que tenham ácido em sua composição.
É importante também que o pessoa com rosácea, seja sempre acompanhada por dermatologista para acompanhar o tratamento.
ASSUNTOS: Pelé, rosácea, saúde, Saúde e Bem-estar