Compartilhe este texto

Misterioso “planeta interestelar” que flutua pelo espaço pode ser ainda mais estranho

Por Portal Do Holanda

19/03/2017 0h36 — em
Meio Ambiente


Foto: Reprodução

O planeta interestelar observado vagando pelo espaço pode ser ainda mais estranho do que o esperado, segundo uma nova análise que utilizou o telescópio espacial Spitzer, da NASA.

O objeto, CFBDSIR J214947.2-040308.9, está a 100 anos-luz da terra e foi descoberto em 2012.

Hoje, os cientistas ainda estão intrigados com o objeto misterioso. Será ele um planeta interestelar, ou algo ainda mais estranho?

No momento, os cientistas acreditam que o planeta, encontrado em 2012, pode ser uma “anã marrom”, um objeto pequeno demais para ser uma estrela, mas grande o suficiente para ser um planeta.

Os pesquisadores acreditam que pode se tratar de um planeta jovem (com cerca de 500 milhões de anos), ou uma anã marrom muito mais velha, com uma massa que pode ser de duas a quarenta vezes maior do que a de Júpiter.

“CFBDSIR 2149-0403 é um objeto subestelar atópico, que pode ser tanto um “planeta interestelar” ou uma rara anã marrom, de alta metalicidade. Ou uma combinação de ambos”, disse o Dr. Philippe Delorme, da Universidade Grenoble Alpes, na França.

“Hoje, rejeitamos nossa hipótese inicial de que CFBDSIR 2149-0403 seria um membro do grupo em movimento, AB Doradus”.

“Por mais que determinar isso tenha aumentado nosso conhecimento sobre o objeto, o fato também o tornou mais difícil de se estudar, ao adicionar a sua idade como um parâmetro livre”.

Rob Waugh
(Yahoo News UK)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: planeta, Meio Ambiente

+ Meio Ambiente