Prefeitura de Manaus dá início à consulta pública para o Plano de Gestão da RDS do Tupé
Manaus/AM-A Prefeitura de Manaus iniciou o processo de consulta pública para a coleta de contribuições, da população, ao Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. O plano é um documento técnico orientador do uso do território, com diagnóstico atual da região, e todas as suas características e recursos naturais. Ele é resultado dos levantamentos feitos junto às seis comunidades que integram a reserva.
A consulta pública é uma forma de garantir um maior número de sugestões para o documento de gestão da RDS, dando ao plano um caráter participativo. Além da versão on line, haverá também a consulta presencial para a coleta de contribuições ao Plano de Gestão, durante reunião na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A reunião será no próximo dia 7 de abril, às 9h, na sede da Semmas, localizada à rua Rubídio, nº 288, Vila da Prata, zona Oeste.
Fortalecer os processos participativos e a atuação dos conselhos gestores das áreas protegidas são orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto, como mecanismos que garantam aproximação às comunidades e tomadas de decisões mais condizentes com as realidades de cada comunidade. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, ressalta que a RDS do Tupé é uma região de extrema beleza, com um grande potencial turístico e que precisa ser ordenado junto com a população local.
Veja também
ASSUNTOS: plano de gestão, Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Tupé, Amazonas