Britânica foi acertada com espingarda, arrastada e jogada em rio, afirma polícia
Manaus / AM - Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (19), o delegado-adjunto Ivo Martins, informou que, segundo depoimento dos infratores, a turista britânica Emma Kelty, 43 foi morta com dois tiros de espingarda e teve o corpo jogado no rio.
No total, sete pessoas estariam envolvidas no crime. Destas, dois adolescentes de 17 anos - já apreendidos - e outros cinco maiores de idade - um deles já preso. Três dos suspeitos são irmãos.
O delegado relatou que, durante a ação realizada no dia 13 de setembro, quatro pessoas, sendo dois menores, pilotavam uma canoa e adentraram à comunidade Lauro Sodré para praticar alguns delitos que, costumeiramente, já realizavam na região. “São pequenos traficantes, usuários de drogas que cometem crime de oportunidade, tal como aconteceu” disse o delegado.
Ainda segundo o delegado, os infratores passaram pelas proximidades da Ilha do Boieiro, onde avistaram a barraca da turista. Foi quando um dos suspeitos, apelidado “Baia”, saiu da canoa e efetuou dois disparos em direção à barraca.
Em seguida, roubaram os pertences e ainda furaram o caiaque com uma faca do kit de sobrevivência da própria vítima, o encharcando com o intuito de afundá-lo para esconder as provas.
O caiaque e a canoa serão submetidos à perícia nesta quarta-feira (20) para verificar presença de material biológico da vítima que, depois de atingida com os disparos, teria sido arrastada até a canoa e levada para, cerca de 80 a 100 metros do rio, onde foi jogada.
O delegado afirmou ainda que o caso segue em investigação. Segundo ele, o receptador que ficou com os objetos roubados já foi identificado, mora em Coari e não participou do crime.
Os outros suspeitos de envolvimento no caso continuam sendo procurados pela polícia. Segundo informações da Embaixada, a família da vítima está se deslocando para Manaus.
SUSPEITOS
A polícia revelou a identidade dos cinco suspeitos de envolvimento na morte da britânica e não descarta a possibilidade de participação de mais pessoas no caso.Erinei Ferreira da Silva, o Alfinete já está preso e relatou os detalhes da ação.
Artur Gomes da Silva, vulgo Beira; Evanilson Gomes da Costa, o Baía; Erimar Ferreira da Silva, o Chico e Nilson Ferreira da Silva, o Zé Preto estão sendo procurados.
Alguns dos suspeitos já têm passagem pela polícia e todos são conhecidos na comunidade. Além de Erinei, os dois menores já foram apreendidos.
ASSUNTOS: assassinato, rio solimões, turista britânica, Policial