Defensora pública morre após tentativa de colocar DIU em Roraima

ouça este conteúdo
|
readme
|
A defensora pública Geana Aline de Souza, 39 anos, faleceu na noite desta terça-feira (25) em Boa Vista, vítima de uma infecção generalizada após tentativa de colocação de um DIU (Dispositivo Intrauterino). O caso está sendo investigado pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) e pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) para apurar possíveis falhas no procedimento ou atendimento médico.
Segundo relatos da família, Geana começou a sentir febre e dores abdominais uma semana após a inserção do DIU. Ela foi internada no hospital privado Ville Roy, onde os médicos constataram um quadro de choque séptico decorrente de um abdômen agudo perfurativo de origem ginecológica. Conforme a unidade de saúde, a defensora deu entrada em estado "gravíssimo" e também apresentava insuficiência renal, hepática e circulatória. Submetida a uma cirurgia de emergência e internada na UTI, seu estado se agravou rapidamente, levando ao óbito às 22h50.
A médica Mayra Suzanne Garcia Valladão, responsável pelo procedimento do DIU, afirmou que a morte não tem relação com seu atendimento, destacando que todas as medidas necessárias foram tomadas.
Geana, defensora pública desde 2017 e presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (ADPER), atuava na vara de execução penal. A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) emitiu nota lamentando sua morte.

ASSUNTOS: Policial