Golpe da selfie pode comprometer dados bancários: Saiba como se proteger
![Foto: pixabay](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-1-1361142.jpg)
ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Os criminosos estão aplicando um novo golpe para conseguir dados bancários das vítimas. A prática tem causado prejuízos financeiros significativos aos consumidores, utilizando vídeos gravados pelas vítimas para realizar fraudes.
O golpe acontece quando golpistas, se passando por representantes de bancos ou empresas, entram em contato com a vítima e pedem que ela grave um vídeo segurando seu documento de identidade ou fornecendo informações pessoais, como nome completo e outros dados. O vídeo é usado para falsificar contratos, abrir contas bancárias ou contratar empréstimos, deixando as vítimas em situações delicadas.
![Bastidores da Política - A censura ao Rap e ao Funk Bastidores da Política - A censura ao Rap e ao Funk](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/all/themes/v5/banners/1colunista-portaldoholanda-holanda.png)
A censura ao Rap e ao Funk
Como funciona o golpe:
O golpista finge ser um funcionário de banco ou instituição financeira. Ele solicita um vídeo da vítima para “autenticação de segurança”, geralmente com o documento de identidade em mãos.
Os criminosos utilizam o vídeo para praticar fraudes, como abrir contas bancárias ou obter empréstimos.
Dicas para se proteger:
* Desconfie de contatos não solicitados: Bancos ou instituições financeiras não pedem vídeos ou imagens de documentos para autenticação;
* Verifique os canais oficiais: Sempre entre em contato diretamente com o banco ou instituição para confirmar qualquer solicitação;
* Não compartilhe dados pessoais ou documentos por mensagem ou telefone: Criminosos usam essas informações para aplicar golpes.
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: Policial