Compartilhe este texto

Grupo suspeito de matar cinco pessoas é preso em Manaus

Por Portal Do Holanda

25/05/2018 12h03 — em
Policial


Foto: Pedro Braga Jr/Portal do Holanda

Manaus/AM - Nove pessoas foram presas durante a operação “Estado Presente”, por suspeita de estarem envolvidas em cinco homicídios ocorridos no bairro Cidade de Deus, na Zona Norte de Manaus. A operação foi deflagrada ao longo desta semana, quando foram cumpridos 12 mandados de prisão e dois de busca e apreensão. Conforme a polícia os cinco homicídios estão relacionados ao tráfico de drogas na capital. 

Foram presos Ângelo Vasconcelos de Melo, 22, o “Panti”; Anderson dos Santos Costa, 26, o “Loirinho”; Jonathan de Oliveira Procópio, 21, “o Mascote”; Lucas Cruz Carioca, 19, o “Gordinho”; Patrick Caldas Cruz, 22; Adenildo Silva Araújo, 31, o “Deninho”; Francisco Batista Façanha, 42, sogro de “Deninho”; Alderlan Patrício da Silva, 25, o “Metal”; eDavid Feitosa Souza, 22, o “Casqueta”.

De acordo com a polícia, as prisões iniciaram no inicio deste semana em pontos distintos do bairro Cidade de Deus. Os mandados em nome de Ângelo, Patrick e Lucas foram cumpridos no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde o trio cumpre pena.

A polícia explicou, que Ângelo, Anderson, Jonathan, Lucas e Patrick, faziam parte de uma organização comandada por Francisco Adelandio Marques Carioca, o “Neném”, morto no dia 12 de fevereiro deste ano, no conjunto Braga Mendes, bairro Cidade de Deus. “Neném”era sobrinho do narcotraficante João Pinto Carioca, o “João Branco”.

Segundo as investigações, a primeira vítima, o “Preto”, foi morta porque cometia roubos e furtos no conjunto Braga Mendes, e por conta dissertaria chamando atenção da polícia para aquela área da cidade. A vítima teria sido expulsa do conjunto, mas quando retornou foi executada a tiros por Ângelo com apoio de Anderson. A segunda vítima, o “Bob”, era amigo de “Preto”e também cometia roubos e furtos naquela área da cidade e, por isso, foi morto por Jonathan e Ângelo

A terceira vítima, o Pablo, foi morta após ser agredido fisicamente por Jonathan porque estava devendo drogas para o “Nenén”. Testemunhas vieram o momento em que Jonathan jogou o corpo de Pablo no lugar.

Já José Wilson foi morto também por Jonathan, junto com Lucas e Patrick. O grupo acreditava que a vítima teria envolvimento, junto com o primo dele, identificado como Marcelo Souza Araújo, o “Marcelinho”, encontrado decapitado no dia 19 de fevereiro deste ano, no município de Manacapuru, na morte do líder deles, o “Neném”. O trio invadiu a casa da vítima e efetuou vários disparos utilizando pistola e espingarda calibre 12.

A polícia disse ainda, que no caso de Adenildo, Francisco Batista, Aderlan e David, os mesmo estão envolvidos no homicídio de Ítalo Cardoso da Silva. A vítima foi agredida fisicamente e, ainda, atingida por dois disparos de arma de fogo. O mandante do crime é um homem, identificado como Wilsomar Rodrigues Matos, o “Mazinho”, que está sendo procurado pela polícia. De acordo com as investigações, a vítima e um homem conhecido apenas como “Fernandinho”, roubaram uma quantidade de drogas de um das “bocas de fumo”de ‘Mazinho”, por isso ele ordenou que os comparsas matassem os dois homens e ofereceu a quantia de R$1 mil pela execução dos dois.

“Deninho" efetuou esse pagamento para os envolvidos no delito. Na ocasião a população do local presenciou o crime e, para intimidar os moradores, "Casqueta” dizia que quem mandava naquela área era o crime.

O grupo que foi preso vai ficar a disposição da Justiça.

A polícia pede colaboração para capturar “Mazinho” e “Metal”.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial