Mais de 100 pais são presos em Manaus por não pagarem pensão alimentícia
Manaus/AM - A Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), deflagrou a Operação Protetor, resultando na prisão de 111 pais, na capital, por inadimplência de pensão alimentícia.
A ação, que começou no dia 9 de setembro e foi concluída nesta sexta-feira (11), concentrou-se especialmente na execução de mandados relacionados a processos mais antigos, com o objetivo de capturar indivíduos que estavam há anos em dívida com suas obrigações alimentares.
"Fica aqui um aviso aos pais: aqueles que têm essa situação pendente ainda serão alvos de prisões. Portanto, procurem a Justiça para evitar o constrangimento da ausência desse dever", acrescentou o delegado Guilherme Torres. "Essa operação é extremamente importante porque possibilitará à criança ter um mínimo existencial de educação, saúde e lazer, evitando que, ao se tornar adolescente, entre no mundo do crime por não ter o apoio do pai", completou.
Houve também prisões no interior do Amazonas. "A maioria dos presos foi de 2017 a 2019. Houve prisões de pessoas que estavam devendo desde 2009 e a pessoa deixa formar uma 'bola de neve' e quando a polícia chega ela (os pais) não tem condição de honrar e acabam indo presos. Não espere a polícia chegar até você para que seja feita a renegociação da divida. Não trabalhos com acordo, trabalhos com cumprimento da lei", pontuou o delegado Fabio Ally.
ASSUNTOS: Policial