Operação Cerberus: policiamento é intensificado em presídios no Amazonas
Manaus/AM - A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), iniciaram, nesta sexta-feira (22), o trabalho preventivo de reforço do policiamento nas unidades prisionais do Estado com a Operação Cerberus. O objetivo é intensificar as ações de segurança preventiva nas unidades, como acontece rotineiramente todo fim de ano.
Coordenada pela SSP-AM, Seap e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amazonas (MPAM), a operação será mantida até o mês de janeiro de 2025.
Denominada Cerberus, a operação é realizada há cinco anos no Amazonas. O secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel Paulo Cesar Gomes, enfatizou que o alinhamento com os órgãos de segurança é um diferencial que fortalece as varreduras no entorno das unidades prisionais, proporcionando maior precisão e agilidade nas abordagens e verificações.
Essa estratégia assegura respostas mais rápidas e eficientes em caso de quebra de ordem por parte dos presidiários. “Estamos dando início à Operação Cerberus, que é uma ação preventiva. Com essa operação durante o fim do ano, a integração entre os órgãos nos auxilia na manutenção da segurança pública e da ordem no Amazonas”, afirmou o secretário da Seap.
O diretor do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), cabo Magno Raposo, destacou que o Estado realiza inspeções frequentes nas unidades prisionais e, mais uma vez, está presente para acompanhar os trabalhos realizados durante o fim de ano.
Veja também
ASSUNTOS: Policial