Operação da PF mira envolvidos em desmatamento e minério ilegal no Amazonas
Manaus/AM - A “Operação Terra Justa”, da Polícia Federal, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Manaus contra um grupo de pessoas e empresas envolvidas em um mega esquema de desmatamento ilegal no Amazonas, sobretudo no município de Apuí.
A ação também ocorreu simultaneamente no estado do Pará, na cidade de Novo Progresso. Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça também expediu sete ordens de sequestro de bens e bloqueios patrimoniais que somam mais de R$ 78 milhões.
Segundo a PF, as investigações indicam que um grupo criminoso promoveu e financiou o desmatamento de aproximadamente cinco mil hectares de terras por meio de queimadas para a produção de gado.
Uma das áreas destruídas fica em imóvel localizado no município de Apuí, no interior do Amazonas, onde vários documentos falsos foram encontrados. Além disso, o grupo investigado teria movimentado grande soma financeira por meio de pessoas jurídicas, com comércio ilegal de minérios.
Diante disso, os alvos são suspeitos de crimes de incêndio florestal, lavagem de dinheiro, invasão de terras da União e falsidade ideológica, com penas previstas de até 26 anos de prisão.
ASSUNTOS: Policial