SSP se manifesta sobre 'Operação Indignos' e afastamento do delegado de Borba
Manaus/AM - A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), se manifestou por meio de nota e informou que a operação contra o delegado de Borba, Jorge Arcanjo, foi toda coordenada pela polícia da Bahia e ocorreu sob sigilo.
A SSP-AM só tomou conhecimento das acusações, depois que a operação foi deflagrada nessa quinta-feira (9), e o mandado de busca e apreensão foi cumprido.
“A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que, na manhã desta quinta-feira (09/01), cumpriu uma ordem judicial contra um delegado de polícia, aprovado no último concurso da PC-AM, por suspeita de prática criminosa cometida antes da nomeação ao cargo, em 2023, no estado da Bahia. As investigações ocorreram de forma sigilosa pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil da Bahia (PCBA) até o cumprimento do mandado”, diz um trecho da nota.
O afastamento do servidor foi imediato, de acordo com a secretaria, levando em consideração o teor da operação e a gravidade das acusações.
“O delegado-geral Bruno Fraga e o delegado-geral adjunto Guilherme Torres determinaram imediato afastamento do servidor, diante da gravidade dos fatos. As diligências contaram com o apoio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM)”, destaca o comunicado.
O mandado contra Jorge Arcanjo foi cumprido no condomínio Central Park, localizado no bairro Adrianópolis. Na ocasião, foi apreendido um carro modelo Mercedes. Conforme a Polícia Civil da Bahia, oito pessoas foram presas, entre eles dois policiais militares, no Amazonas, porém, não foi cumprido nenhum mandado de prisão.
Os investigados na Operação Indignos são suspeitos de integrar um esquema criminoso de extorsão e sequestro que movimentou mais de R$ 150 milhões de 2020 a 2023. Outros crimes como tráfico, lavagem de dinheiro e até o homicídio também estão na lista e todos foram praticados na Bahia, antes de Jorge ser nomeado delegado no Amazonas.
ASSUNTOS: Policial