Compartilhe este texto

Tio que estuprou sobrinha por 6 anos e outros 36 abusadores de crianças são presos no Amazonas

Por Portal Do Holanda

27/06/2024 11h56 — em
Policial


Foto: Neto Silva/Portal do Holanda

Manaus/AM - A polícia deu detalhes da “Operação Diligens”, que prendeu 3 homens que cometiam crimes sexuais contra crianças no Amazonas. Os abusadores têm entre 26 e 73 anos e a maioria tem algum grau de parentesco com vítimas. 

Entre eles, a polícia prendeu um homem que cometeu o crime em Roraima e estava escondido no Amazonas. 

Um dos casos destacados é de um tio que abusou da própria sobrinha dos 8 aos 14 anos. O homem foi condenado a 21 anos de prisão, mas conseguiu fugir e se esconder da polícia por cerca de dois anos.

“Conseguimos a prisão de um autor de 36 anos de idade, condenado a 21 anos de prisão, que abusou da sobrinha dos 8 aos 14 anos. Ele estava foragido desde o ano de 2022. E a ele não se aplicava só essa pena, mas também R$ 20 mil de indenização a favor dessa vítima”, diz a delegada Juliana Tuma.Foto: Neto Silva/Portal do Holanda

Outro crime que chamou a atenção é o de um vizinho de 29 anos que violentou, repetidas vezes, uma adolescente de 12 anos.

“Ele se valendo do medo que ela tinha para com o pai, ao visualizar que ela estava conversando com um amigo adolescente, ele passou a ameaçá-la de posse dessa chantagem, passou a abusar dela reiteradas vezes”, detalha.

A delegada revela ainda, que o homem não só tinha passagem pelo estupro da menor, como também tinha mandado de prisão preventiva por um homicídio cometido em Manacapuru. 

Além destes, a polícia também confirmou uma prisão em flagrante que ocorreu no município de Novo Aripuanã e o cumprimento de cinco mandados de prisão no município de Parintins, às vésperas do Festival Folclórico. 

Foto: Neto Silva/Portal do HolandaOutros mandados foram cumpridos ainda nos município de Alvarães, Amaturá, Benjamin Constant, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Codajás, Envira, Iranduba, Manaquiri, Manaus, Novo Aripuanã, Urucará, Urucurituba e São Sebastião do Uatumã.

O delegado Fábio Aly falou da importância das prisões e enfatizou que em muitos casos cometidos no interior, os estupradores fugiam para Manaus e os que cometiam os crimes na capital, faziam o caminho inverso para a fuga.

Ele conclamou a população a denunciar os crimes independentes de onde eles aconteçam. “A população deve denunciar também. Peço para você, se você fez alguma denúncia de crime sexual, a pessoa saiu da sentença, procure a gente que vamos cumprir esse mandado”.

A Operação Diligens recebeu esse nome que significa cuidado, para ressaltar a importância do processo de cura das vítimas de estupro e crimes sexuais.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial