André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) seguem à frente em Fortaleza, aponta Datafolha
RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5) mostra que os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) seguem à frente na véspera do primeiro turno da eleição em Fortaleza.
Fernandes aparece com 33% das intenções de votos válidos, enquanto Evandro obteve 31%, num cenário de empate técnico, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pelo jornal O Povo, do Ceará.
Capitão Wagner (União Brasil) aparece numericamente em terceiro na pesquisa, com 17%, empatado tecnicamente com o prefeito José Sarto (PDT), com 14%. Eduardo Girão (Novo) foi citado por 3% dos entrevistados. Técio Nunes (PSOL) e George Lima (Solidariedade) alcançaram 1% na pesquisa, enquanto Zé Batista (PSTU) e Chico Malta (PCB) não pontuaram.
Os votos válidos excluem os votos em branco e nulos e são os únicos considerados pela Justiça Eleitoral para calcular os resultados. Para conquistar o cargo de prefeito, os candidatos precisam obter 50% mais um dos votos válidos, e não totais.
A pesquisa foi realizada nesta sexta-feira (4) e sábado com 1.134 eleitores entrevistados pessoalmente. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número CE-03351/2024
Na pesquisa espontânea, quando não são mostrados os nomes dos candidatos, 24% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar neste domingo. Fernandes alcançou 19% e Evandro, 17%. Sarto alcançou 9%, enquanto Wagner foi citado por 8% dos entrevistados.
José Sarto é o candidato com maior índice de rejeição na capital cearense conforme a pesquisa divulgada neste sábado, com 43%, seguido por Fernandes e Wagner, com 36% cada. Evandro Leitão foi citado por 32% dos eleitores pesquisados. Já Eduardo Girão foi citado 17% dos entrevistados, seguido por Chico Malta (16%), Zé Batista (15%), George Lima (14%) e Técio Nunes (13%).
ASSUNTOS: Política