Boulos diz que farsa de Marçal foi desmascarada e que verdade vencerá mentira nas urnas
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O candidato Guilherme Boulos (PSOL) afirmou na manhã deste sábado (5) que a farsa de Pablo Marçal (PRTB) ao divulgar um prontuário falso sobre uso de drogas foi desmascarada e que a verdade vencerá a mentira.
A fala foi dita antes de caminhada com o presidente Lula (PT) na avenida Paulista, um dia antes do primeiro turno da eleição para a Prefeitura de São Paulo.
"[Um dos meus adversários] chegou ao limite de falsificar um documento. Mas a farsa foi desmascarada em poucas horas. O que a gente espera é que a Justiça tome as medidas cabíveis", disse.
Boulos também afirmou esperar que as informações corretas circulem mais do que as falsas. ""Tenho muita confiança de que a verdade vai vencer a mentira", disse.
O influenciador publicou um laudo falso nesta sexta-feira (4) para mais uma vez tentar associar o também Boulos ao uso de drogas. Uma série de evidências levantadas nas horas seguintes à publicação mostram que o prontuário apresentado foi forjado.
Batizado de Caminhada da Vitória, o ato foi convocado ao longo da semana e reuniu aliados e apoiadores do candidato, que tem como vice Marta Suplicy (PT). A ex-prefeita estava na passeata, assim como a primeira-dama Janja.
A caminhada foi o segundo compromisso presencial de Lula na campanha de Boulos. Antes, ele esteve em dois comícios na cidade em 24 de agosto. A expectativa inicial dos aliados do deputado era que o presidente participasse de mais agendas de rua, mas a previsão acabou atropelada pelos fatos.
Lula votará neste domingo (6) em São Bernardo do Campo (SP).
Na quinta-feira (3) à noite, Lula apareceu em uma transmissão online com Boulos nas redes sociais, na qual afirmou que o deputado do PSOL chega às vésperas do primeiro turno em "posição confortável".
Horas antes, pesquisa Datafolha mostrou que a corrida tem um tríplice empate na liderança, com Boulos marcando 26% das intenções de voto, seguido de Ricardo Nunes (MDB), com 24%, e Marçal, também com 24%.
A live com o presidente estava prevista para o dia anterior, mas foi desmarcada após um problema técnico no avião que trazia Lula do México de volta ao Brasil, o que fez com que o desembarque atrasasse. Na conversa com o deputado, o petista disse que esperou "um milagre de Deus para que o avião não caísse".
A aeronave precisou voar em círculos para queimar combustível antes de pousar, para que a comitiva trocasse de avião para finalmente conseguir viajar até Brasília. "Pensei muito na minha vida", relatou ele.
A viagem ao México para a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum, também fez com Lula cancelasse a presença em carreatas da campanha no fim de semana anterior, o último de setembro.
As dificuldades de penetração de Boulos no eleitorado de menor renda e no segmento que votou em Lula em 2022 foram atribuídas em parte à baixa presença dele, embora sua imagem tenha sido explorada no horário eleitoral e nas redes sociais. Os dois fizeram gravações em São Paulo e em Brasília.
A expectativa é que o presidente se dedique mais à campanha paulistana caso o representante do PSOL passe para o segundo turno, mas aliados lembram que a agenda presidencial é a prioridade do petista e que nem sempre é possível conciliá-la com outras atividades.
"Estou torcendo por você como se fosse a minha própria candidatura", disse Lula a Boulos na live de quinta. Responsável pela articulação que levou Marta a ser vice, o presidente repetiu que a dupla combina experiência e juventude e, se eleita, poderá contar com a parceria do governo federal.
ASSUNTOS: Política