Compartilhe este texto

Defesa de Juscelino Filho, ministro de Lula, critica Ministério Público e diz confiar no STF

Por Folha de São Paulo

08/04/2025 12h45 — em
Política


ouça este conteúdo

JOSÉ MARQUES

BRASÍLIA

Há oportunidade de encerrar 'maratona de factoides', diz nota de advogados

(FOLHAPRESS) Em 08/04/2025 13h07

A defesa do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse em nota nesta terça-feira (8) que ele é inocente e confia que o STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitará as acusações feitas em denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República).

"O ministro reafirma sua total inocência e destaca que o oferecimento de uma denúncia não implica em culpa, nem pode servir de instrumento para o MP [Ministério Público] pautar o país", diz uma nota assinada pelos advogados de Juscelino, Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso.

"O julgamento cabe ao Supremo Tribunal Federal, em quem Juscelino Filho confia que rejeitará a peça acusatória diante da sua manifesta ausência de provas", acrescenta.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho Kayo Sousa - 21.jun.24 Divulgação/Ministério das Comunicações O ministro das Comunicações, Juscelino Filho **** A defesa afirmou que não foi notificada da denúncia e que soube dela antes de o andamento constar na consulta processual.

"Temos um indício perigoso de estarmos voltando à época punitivista do Brasil, quando o MP conversava primeiro com a imprensa antes de falar nos autos", dizem os advogados.

Na nota, a defesa afirma que essa é "a melhor oportunidade para se colocar um fim definitivo a essa maratona de factoides que vem se arrastando por quase três anos" contra Juscelino.

Também diz que o caso no qual houve a denúncia não tem qualquer relação com a atuação de Juscelino à frente do Ministério das Comunicações, "cuja gestão --assim como em todos os cargos públicos que atuou-- é pautada pela transparência, eficiência e compromisso com o interesse público".

"Como deputado federal, no mandato anterior, Juscelino Filho limitou-se a indicar emendas parlamentares para custear a realização de obras em benefício da população. Os processos de licitação, execução e fiscalização dessas obras são de competência exclusiva do Poder Executivo, não sendo responsabilidade do parlamentar que indicou os recursos", diz o comunicado.

"O ministro reitera sua confiança na Justiça e na imparcialidade do Supremo Tribunal Federal, acreditando que a verdade prevalecerá e que sua inocência será devidamente comprovada."

Lista **** Juscelino foi denunciado ao STF no inquérito em que havia sido indiciado pela Polícia Federal sob suspeita de corrupção passiva e de outros crimes relacionados ao desvio de emendas no período em que era deputado federal.

O processo está sob a relatoria do ministro Flávio Dino e corre sob sigilo. Caberá ao Supremo decidir se aceita a denúncia e se ele vira réu.

Galeria Ministro de Lula é suspeito de elo ilegal com dono de empreiteira investigada por desvios Juscelino Filho nega ilegalidade e chama acusação da PF de 'ilação absurda' https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1782111588008681-ministro-de-lula-e-suspeito-de-elo-ilegal-com-dono-de-empreiteira-investigada-por-desvios-da-codevasf *** Juscelino foi indiciado pela corporação em 12 de junho do ano passado sob suspeita de participar de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, falsidade ideológica e fraude em licitação.

Na época, Lula afirmou que ele seria afastado do cargo de ministro caso fosse denunciado pela PGR.

YouTube Lula diz que ministro Juscelino Filho só será afastado do governo se indiciamento for aceito O presidente Lula (PT) confirmou em entrevista ao UOL que afastará o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se ele for indiciado pelo Ministério Público Federal.#UOLEntrevista #corte https://www.youtube.com/watch?v=ftTQdMgtz5o ***


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política