Compartilhe este texto

Delcídio fica em último e perde eleição para prefeito em Corumbá

Por Folha de São Paulo

06/10/2024 18h45 — em
Política



CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - O ex-senador Delcídio do Amaral (PRD) saiu derrotado da disputa pela prefeitura de Corumbá, cidade do Mato Grosso do Sul conhecida como a "capital do Pantanal". A cidade tem 100.000 habitantes, mas, é o maior município do estado do Mato Grosso do Sul e uma das maiores do país em tamanho territorial.

O candidato Dr. Gabriel (PSB) está matematicamente eleito no primeiro turno. Com 98% das seções totalizadas, na tarde deste domingo (6), ele tinha 56,7% dos votos. Delcídio estava em último lugar, com 10% dos votos.

Desfiliado do PT desde 2016, Delcídio concorreu filiado ao PRD (sigla que nasceu recentemente, da fusão entre PTB e Patriota) e fez alianças com o Avante e com o Podemos, que indicou o vice na chapa, o vereador Luciano Costa.

Ele disputava a cadeira com outros três nomes: André Campos (PL), Luiz Antonio Pardal (PP) e Dr. Gabriel (PSB), que tinha a maior aliança da disputa -além do PSB, sua coligação era formada por MDB, federação PSDB/Cidadania, federação PT/PCdoB/PV, federação Psol/Rede, Solidariedade, Republicanos e PSD.

Delcídio foi alvo da Lava Jato há quase dez anos, quando ocupava a cadeira de líder do governo Dilma Rousseff (PT) no Senado. Em 2015, ele foi o primeiro senador preso no exercício do mandato desde a redemocratização do país.

A prisão do então líder do governo Dilma --que sofreu impeachment no ano seguinte-- foi na sequência ratificada pelo Congresso Nacional. Em 2016, seu mandato também foi cassado.

Mais tarde, ele foi absolvido da acusação de obstrução de Justiça envolvendo o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró --caso que o levou para a prisão-- e outros processos contra ele migraram para a Justiça Eleitoral.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política