Deputado bolsonarista pede a governo de SP que cobre Sabesp por vazamento em Guarujá
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O deputado estadual bolsonarista Tenente Coimbra (PL-SP) enviou ofício ao governo do estado pedindo que a Sabesp seja cobrada a dar explicações sobre uma possível relação do despejo de esgoto no mar com um surto de viroses na Baixada Santista.
No requerimento, enviado à secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado, Natália Resende, Coimbra menciona a admissão pela própria empresa recém-privatizada de que houve vazamento de esgoto em Guarujá no dia 2 de janeiro.
"Apesar de a companhia negar qualquer relação direta entre o vazamento e o aumento dos casos de virose, a possibilidade de causalidade não pode ser descartada sem uma investigação criteriosa", diz o parlamentar, que tem base eleitoral em Santos.
Ele pede que o governo estadual determine à Sabesp que avalie os impactos ambientais do vazamento e detalhe as medidas adotadas para prevenir novos episódios do tipo.
O posicionamento mostra que mesmo deputados que fazem parte da base do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa se mostram incomodados com a atuação neste caso da Sabesp, cuja privatização, no ano passado, é considerada uma das principais ações até aqui da gestão estadual.
Segundo Coimbra, o vazamento de dejetos por parte da empresa é "inadmissível". Ele também critica a falta de informações sobre o caso.
"Estão faltando respostas. A água potável do litoral está contaminada? É a água do mar que está deixando os banhistas doentes? O que está sendo feito para que mais casos não aconteçam? A Sabesp precisa explicar, também, sobre possíveis ligações de água clandestinas e o escoamento de esgoto, que também prejudica a fauna marinha", afirma.
ASSUNTOS: Política