João Henrique Caldas, o JHC (PL), é reeleito prefeito de Maceió (AL)
MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS) - O prefeito João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, foi reeleito neste domingo (6) para mais quatro anos no comando de Maceió, no primeiro turno das eleições, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
JHC e o deputado federal Rafael Brito (MDB) travaram duelo particular em Maceió. Caldas tornou-se presidente do PL em Alagoas durante as eleições presidenciais de 2022, embora sem uso da imagem de Jair Bolsonaro (PL) nesta campanha.
Já Rafael foi apoiado pelo presidente Lula (PT), que participou em vídeo do guia eleitoral de Rafael --nem ele nem Bolsonaro, no entanto, marcaram presença física durante a campanha.
Rafael contou com o apoio do senador Renan Calheiros (MDB), do senador licenciado e ministro dos Transportes Renan Filho (MDB) e do governador de Alagoas Paulo Dantas (MDB), enquanto JHC teve como principal aliado o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP), que participou de poucos atos da campanha.
O prefeito de Maceió tem como vice o agora ex-senador Rodrigo Cunha (Podemos) --a suplente de Cunha, que agora assume o posto, é a mãe de JHC, Dra. Eudócia (PSB).
Durante a campanha, JHC se concentrou em uma mistura das redes sociais com eventos presenciais, mas nenhuma presença em sabatinas ou debates realizados por televisões e rádios. Ele esteve em encontros promovidos por colégios particulares da capital.
Rafael, por outro lado, tentou aproveitar todos os espaços disponíveis e concentrou sua campanha em ataques direcionados ao prefeito, evidenciando problemas da capital alagoana, como a mineração causada pela Braskem ou problemas estruturais da cidade.
O esforço do deputado, porém, não foi suficiente para manchar a imagem do prefeito.
Entre os desafios para o prefeito de Maceió está a educação. Maceió registrou em 2021 o segundo pior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dentre as capitais brasileiras para os anos iniciais do ensino fundamental.
A cidade enfrenta o maior desastre ambiental em área urbana do país desde 2018, quando registrou tremores de terra, afundamento no solo e rachaduras em imóveis causadas pelas atividades de mineração da Braskem.
Ao menos 40 mil pessoas dos cinco bairros atingidos tiveram que ser relocadas.
JHC, filho do ex-deputado João Caldas, já foi deputado estadual e deputado federal por Alagoas. Nesta eleição, ele declarou posse de R$ 1.858.263,82 em bens.
Também participaram da eleição Lobão (Solidariedade), Lenilda Luna (Unidade Popular) e Nina Tenório (PCO).
ASSUNTOS: Política