Compartilhe este texto

Lei da igualdade salarial tem boa adesão das empresas, afirma ministro

Por Portal Do Holanda

15/07/2024 20h48 — em
Política


Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Lei da Igualdade Salarial, sancionada no ano passado para garantir a igualdade salarial entre mulheres e homens no exercício da mesma função ou por trabalho de igual valor, completou um ano em julho. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou que a lei já apresenta resultados positivos, com grande adesão das empresas.

Segundo Marinho, as empresas estão ativamente engajadas em cumprir a lei, apresentando relatórios de transparência salarial. Em março deste ano, o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou o Primeiro Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, com dados de 49.587 empresas brasileiras com 100 ou mais funcionários. O relatório revelou que apenas 415 empresas contestaram a lei na justiça, mostrando uma aceitação majoritária.

Maria Helena Guarezi, secretária-executiva do Ministério das Mulheres, enfatizou a importância da lei em promover uma mudança cultural, destacando o envolvimento da sociedade civil, sindicatos e empresas na busca pela igualdade. Adriana Marcolino, diretora técnica do Dieese, ressaltou que a lei já teve um impacto positivo ao fomentar o debate sobre desigualdade salarial e outras formas de desigualdade no ambiente de trabalho. Um segundo relatório está previsto para setembro, que deverá continuar monitorando e incentivando avanços na igualdade salarial.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política