Compartilhe este texto

Marcelo Ramos defende em sabatina Folha/UOL legado de Lula em Manaus e quer prefeitura na segurança

Por Folha de São Paulo

13/08/2024 15h30 — em
Política



RECIFE, PE (FOLHAPRES) - Pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo PT, o ex-deputado federal Marcelo Ramos defendeu atuações do presidente Lula na cidade durante os governos anteriores e no atual mandato. O petista também defendeu maior protagonismo da prefeitura na área da segurança pública.

Marcelo Ramos participou, nesta terça-feira (13), do ciclo de entrevistas promovido por Folha e UOL com candidatos à prefeitura da capital amazonense.

O pré-candidato disse que, embora a prefeitura não tenha polícias para atuar na segurança, a gestão municipal pode atuar com o fortalecimento da Guarda Municipal. "O Governo do Amazonas tem falhado gravemente com o povo de Manaus ao não assumir sua responsabilidade", disse.

Marcelo Ramos defendeu atuação da Guarda Municipal na segurança de espaços públicos coletivos, como terminais de ônibus, praças e espaços públicos de convivência. "E, por outro lado, é preciso entender que segurança pública não é só polícia. Organizar, limpar e ter um comércio pujante ao redor dele também é política de segurança pública."

O pré-candidato também criticou o prefeito David Almeida (Avante), que será candidato à reeleição, e o governador Wilson Lima (União Brasil), que apoia Roberto Cidade (União Brasil) na eleição de Manaus. Para o petista, os chefes do Executivo estadual e municipal colocaram interesses eleitorais e políticos acima dos da população nos últimos anos.

"O governador do estado e o prefeito de Manaus, que até ontem eram do mesmo grupo político, são corresponsáveis [pelos problemas na área da segurança]. Temos um avanço do crime organizado na cidade de Manaus. E o crime organizado só avança onde o Estado se omite. Não tem trabalho efetivo para asfixiar dinheiro do crime organizado", disse.

O postulante do PT defendeu um trabalho coordenado com a Polícia Federal no combate ao crime organizado, trabalho de inteligência e polícia ostensiva, e programas sociais como prevenção a fim de evitar que jovens entrem para a criminalidade.

Também minimizou a derrota sofrida por Lula nas eleições de 2022 na capital. Apesar de ter vencido no Amazonas, o atual presidente perdeu para Jair Bolsonaro (PL) em Manaus por 61,3% a 38,7% no segundo turno. Marcelo Ramos defendeu legados do governo do petista na cidade.

"A história vai precisar se afastar um pouco para explicar esse fenômeno, porque estamos falando de uma cidade que teve seu projeto de desenvolvimento econômico muito atacado nos últimos quatro anos [do governo Bolsonaro]. Uma cidade que viveu grave crise na pandemia por causa de oxigênio e falta de vacina."

Apesar de defender Lula, Marcelo Ramos disse que a prioridade é discutir propostas para Manaus. "Penso que, neste momento, o debate tem outras características. Não é um debate sobre Lula e Bolsonaro ou sobre direita e esquerda. É um debate sobre quem é capaz de pegar os desafios da cidade e transformar numa cidade do futuro."

Marcelo Ramos é formado em direito. Tentou a candidatura a vereador em 2000 pelo PC do B, sem sucesso. Em 2007, assumiu uma cadeira na Câmara Municipal manauara e foi reeleito em 2008. Foi eleito deputado estadual em 2010, tentou a prefeitura da capital amazonense em 2016 pelo PL e posteriormente se tornou deputado federal pelo mesmo partido. Em 2024, filiou-se ao PT para concorrer novamente a prefeitura.

A sabatina foi conduzida por Raquel Landim, com participação dos repórteres Carlos Madeiro, do UOL, e João Pedro Pitombo, da Folha. Na quinta-feira (15), no mesmo horário, será a vez do deputado federal Amom Mandel (Cidadania). Na sexta-feira (16), às 14h, o prefeito David Almeida (Avante) será o sabatinado.

O ciclo de sabatinas promovido por Folha de S.Paulo e UOL foi iniciado em junho e já contemplou pré-candidatos de nove capitais. Além disso, Folha e UOL promoverão debate com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. O encontro no primeiro turno será em 30 de setembro, às 10h. Caso haja segundo turno, haverá outro em 21 de outubro, também às 10h.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política