Ministério da Economia promete ajudar Zona Franca com produção de semicondutores
Manaus/AM - Após encerrar as visitas pelas empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM), nesta quinta-feira (2), a Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, do Ministério da Economia, Glenda Lustosa, anunciou que será publicada uma Medida Provisória (MP) para pôr em prática a fabricação de semicondutores no Brasil, que beneficiará diretamente a ZFM.
Os semicondutores são componentes eletrônicos fabricados principalmente na Ásia, e são indispensáveis para a fabricação de veículos, smartphones e equipamentos médicos.
Glenda adiantou que a iniciativa é necessária, principalmente nesse momento em que a indústria foi fortemente atingida pelos efeitos da pandemia e da guerra na Ucrânia.
“A gente está trabalhando na publicação de uma Medida Provisória, com todo contexto de guerra, de pandemia, pois ficou muito clara a deficiência que os países têm nessa tecnologia. Então, a ideia é 'reindustrializar' o Brasil nesse setor da produção de semicondutores e, eventualmente, até exportar. O texto está bem avançado e dentro de um mês deverá estar pronto”, afirmou.
ASSUNTOS: Política