Nabor Wanderley, pai do deputado Hugo Motta, é reeleito em Patos (PB)
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O prefeito Nabor Wanderley Filho (Republicanos) confirmou o favoritismo e foi reeeleito para mais quatro anos frente à prefeitura em Patos (303 km de João Pessoa), na Paraíba.
Ele é pai do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), potencial candidato à presidência da Câmara dos Deputados com o apoio de Arthur Lira (PP).
Com 99,13% das urnas apuradas, Nabor teve 73,74% dos votos válidos contra 22,31% do ex-juiz Ramonilson Alves (PSDB). Professor Edileudo (PT) marcou 2,97% e Aline Leite (UP) teve 0,97%.
Com 103 mil habitantes, Patos é a quarta maior cidade da Paraíba e a mais importante do sertão paraibano. A política local é dominada pela família de Hugo Motta, que se reveza no comando da prefeitura há cerca de três décadas.
Além do pai, também já comandaram a Prefeitura de Patos o avô paterno de Hugo Motta, também chamado Nabor Wanderley, e a avó materna, Francisca Motta.
Eleito prefeito em 2020, Nabor Wanderley Filho fez uma gestão irrigada por recursos de emendas parlamentares.
De 2020 a 2022, Motta indicou ao município pelo menos R$ 45 milhões em recursos de emendas do relator. Essa modalidade de verba foi declarada inconstitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por causa da falta de transparência e da distribuição desigual entre os parlamentares.
Motta também destinou cerca de R$ 5 milhões nas chamadas "emendas Pix" a Patos desde 2021, verba que cai diretamente nos cofres do município, mesmo sem finalidade definida.
ASSUNTOS: Política