Plínio Valério rebate Marina Silva sobre inviabilidade econômica da BR-319
Embate de Marina Silva e Plínio Valério sobre a BR-319 pic.twitter.com/EdCmOADb5R
— Portal do Holanda (@portaldoholanda) November 28, 2023
Manaus/AM - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi ouvida na CPI das ONGs na segunda-feira (27) e travou embate com o presidente da comissão, senador Plínio Valério (PSDB), sobre a pavimentação da BR-319.
Marina declarou que a rodovia não posssui projeto que comprove sua viabilidade econômica e ambiental, apenas social. "A estrada não foi feita porque é difícil de provar a viabilidade econômica. Socialmente a gente até entende, agora, ambientalmente e economicamente não se faz uma estrada de 400 quilometros apenas para passear de carro se não estiver associada a um projeto produtivo".
A ministra acrescentou que o desmatamento no entorno da BR-319 cresceu 110%. Plínio Valério rebateu, afirmando que largaria o mandato se houvesse uma árvore derrubada no trajeto da rodovia, ressaltando que não haverá desmatamento, pois a estrada já está aberta no meio da floresta e passando mais de 100 ônibus por dia durante o verão.
Embate de Marina Silva e Plínio Valério sobre a BR-319 pic.twitter.com/jj1brX4QBY
— Portal do Holanda (@portaldoholanda) November 28, 2023
Em outro momento, o senador critica o posicionamento da ministra de pensar apenas no quesito ambiental sobre a pavimentação da BR-319, enquanto que ele tem compromisso social, com a população do Amazonas.
"A senhora (ministra) que privilegiar o clima e a gente que privilegiar o ser humano. Jamais eu vou trocar o clima pelo ser humano. A minha preocupação é sempre do ser humano, da pobreza e da miséria. O Amazonas com 97% da floresta preservada tem 56% da população vivendo abaixo da linha da pobreza."
ASSUNTOS: Política