Compartilhe este texto

Conheça 4 alternativas ecológicas para substituir absorventes femininos

Por Portal Do Holanda

11/02/2022 16h59 — em
Saúde e Bem-estar


Imagem: Liminha Júnior

Os absorventes femininos tradicionais podem causar reações alérgicas e irritações na pele. Hoje, a maioria das marcas investem em alternativas ecológicas que previnam desconfortos e sejam produzidas de forma sustentável.

Algumas alternativas sustentáveis para substituir o absorvente feminino tradicional, como a calcinha absorvente, o absorvente de pano, o coletor menstrual e a esponja. A ginecologista Ana Carolina Lúcio Pereira explicou ao Fortíssima as principais opções disponíveis para quem busca conforto e sustentabilidade.

Coletor menstrual: é um pequeno copo de silicone que se ajusta ao canal vaginal, com o objetivo de reter o fluxo menstrual e evitar vazamentos. Como fica concentrado no copo, o sangue não tem contato com o ar e isso evita odores indesejáveis. Indicado para quem tem alergia a absorventes convencionais.

Absorvente de pano: feitos geralmente de algodão, apresentam alta absorção e permitem a respiração da pele. Pode ser reutilizado e é bem mais confortável em razão do material. A lavagem é bem prática, pois ser higienizado como uma peça de roupa íntima comum.

Esponja menstrual: esta opção não é reutilizável e é preciso trocar após seis horas. O material é maleável e tem alta absorção, funcionando como o absorvente tradicional, mas consegue se encaixar ao canal vaginal e evita vazamentos. Não causa alergias e o diferencial é que pode ser usada durante o sexo. 

Calcinha absorvente: É uma peça de roupa íntima comum com algumas camadas de tecido antimicrobiano que conseguem bloquear odores da menstruação e absorvem o fluxo menstrual. Permite que a região íntima respire de forma adequada e diminui o risco de infecções.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar