Entenda causas das manchas roxas no corpo e quando é grave
Manchas escuras que surgem nas pernas, braços ou outras partes do corpo podem passar despercebido para pessoas que costumam esbarrar em móveis e maçanetas pela casa. Porém, se as marcas surgem com frequência e sem motivo aparente é necessário investigar as causas.
Manchas roxas são chamadas ‘hemorrágicas" e podem ser classificadas em: petéquias, que são pontos vermelhos que aparecem e somem rapidamente, esquimoses, que costumam ter mais de um centímetro e aparecem após uma contusão. Já hematomas são marcas grandes e roxas que acontecem com o acúmulo de sangue nos vasos.
Manchas que podem parecer resultados de contusões, também podem ser um sintoma de doença autoimune, diabetes, entre outras. As causas das manchas pelo corpo podem acontecer em razão de defeitos nos vasos sanguíneos ou fragilidade capilar. Isso acontece por questões genéticas, emocionais ou alérgicas e na maioria das vezes somem sozinhas.
A hemofilia é uma doença genética que provoca sangramentos em grande quantidade. Com a coagulação alterada, as manchas roxas que aparecem na pele, aparecem em razão de um sangramento interno. Os homens são mais afetados pela doença que está relacionada ao cromossomo X.
O hormônio do estresse também pode desencadear lesões e agravar doenças de pele como psoríase, eczema e alterações no sistema imunológico, causando manchas roxas na pele.
Quando as manchas são recorrentes e não desaparecem em pouco tempo, é preciso procurar profissionais como dermatologistas e hematologistas. Quando exames médicos descartam outros motivos, é necessário considerar causas relacionadas à ansiedade e depressão.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar