Entenda o que é trombose e saiba como evitar
RIO — De volta de uma viagem à Europa, o deputado federal eleito Túlio Gadelha foi diagnosticado com trombose. O post no Instagram em que o político pernambucano revela o diagnóstico fez sucesso nas redes. Mas, afinal, você sabe o que é trombose, e como evitá-la?
Doença que obstrui os vasos sanguíneos,a trombose é provocada pelos "trombos", que são coágulos sanguíneos formados por placas de gordura. Ao entupir veias e artérias que alimentam o coração e o cérebro, por exemplo, a patologia pode causar infarto e AVC.
— O trombo impede o sangue de circular, e o sangue é o responsável por levar oxigênio aos tecidos, que deixam de ser supridos e acabam morrendo. Alguns fatores facilitam esses entupimentos como o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo — diz o clínico geral Carlos Meyohas.
Além das pessoas em idades mais avançadas, as mulheres são mais vulneráveis à doença. O médico explica que é por conta dos hormônios anticoncepcionais, que facilitam a formação de obstruções no sistema vascular. A diabetes também é um fator de risco, já que o excesso de açúcar no sangue pode favorecer o entupimento de artérias e veias.
Túlio Gadelha, que é namorado da apresentadora Fátima Bernardes, foi diagnosticado com uma trombose. Do sexo masculino e com apenas 31 anos, ele está fora do grupo de risco, mas um deslocamento de longa distância pode provocar a doença.
— A posição em que a pessoa permanece por muito tempo no avião influencia.Há quem fique sentado com as pernas dobradas, sem mobilizá-las, o que prejudica a circulação. Jovens que usam hormônios em academias são mais vulneráveis. Fatores hereditários também contam — explica Carlos.
A doença atinge, principalmente, membros inferiores como a panturrilha. Mas, segundo o médico, ela pode acontecer em qualquer parte do corpo. Os sintomas são dormência ou dor no local, vermelhidão e calor na área atingida.
— Se for uma obstrução da artéria, é urgente, requer internação, enfaixamento de membros e antibióticos. Nesse caso, você deve procurar um cirurgião vascular para tratar. Uma alimentação saudável e atividades físicas são bons caminhos para evitar a trombose — afirmou Carlos Meyohas.
ASSUNTOS: trombose, Túlio Gadelha, Saúde e Bem-estar