Laranja faz bem para a pele e ajuda a emagrecer
Você sabia que a laranja, além de auxiliar na manutenção da sua saúde, faz bem para a pele e ajuda no emagrecimento? A fruta cítrica que pode ser cultivada no pátio da sua casa contém cerca de 50kcal por 100g de consumo.
A laranja é conhecida por ser rica em fibras e vitamina C, que ajudam no tratamento e na prevenção da gripe. Mas, além disso, possui vitaminas A, B e E. A composição também contém minerais como ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio e manganês. Saiba como todos esses nutrientes agem em seu organismo.
Benefícios da laranja para todo o corpo
Aparelho digestivo
Ela alivia o excesso de acidez gástrica e auxilia na cura de úlceras. O suco da laranja, ao ser tomado como único alimento entre as refeições, pode ser de grande ajuda para o fígado, pois tem capacidade de evitar a má digestão, o inchaço e a fermentação dos alimentos. A fruta também tem capacidade de regularizar e estabilizar as funções do intestino.
Aparelho urinário
A laranja possui propriedades alcalinizantes, ou seja, dissolve os ácidos do organismo e impede que se sedimentem nos rins e provoquem os cálculos renais.
Diabetes
O suco de laranja é recomendado para pessoas com diabetes. A fruta apresenta propriedades diuréticas, regula os níveis de açúcar no sangue e, graças ao seu alto nível de vitamina C, protege contra os efeitos da doença, como infecções, má cicatrização e problemas de visão.
Pele
A laranja possui propriedades adstringentes e tonificantes. Os antioxidantes e a vitamina C tornam a fruta muito benéfica para a saúde da pele. Esses nutrientes ajudam no combate dos radicais livres, que podem causar câncer de pele, rugas, manchas e sinais de envelhecimento precoce.
Ajuda a emagrecer
Uma pesquisa de 2014 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, São Paulo, revelou que a laranja, fruta conhecida por ser bastante calórica e rica em açúcar, pode ser uma aliada para quem deseja perder peso.
Os pesquisadores constaram que ela libera uma substância que aumenta a sensação de saciedade e ajuda a inibir o apetite. Ou seja, quem consome o suco entre as refeições come bem menos na próxima.
Os especialistas descobriram que o suco de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esse hormônio age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os receptores do apetite.
Porém, para que a bebida tenha esse efeito inibidor de apetite, é preciso consumi-la sem adoçar, pois o o resultado pode ser o inverso, já que o açúcar é rapidamente absorvido pelo organismo, causando a sensação de fome. A dose recomendada é de dois copos por dia.
Fonte: Vivo Mais Saudável
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar