Compartilhe este texto

Troca simples na alimentação pode reduzir risco de demência em 20%

Por Portal Do Holanda

02/08/2024 17h31 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pixabay

Um estudo preliminar indica que o risco de demência aumenta em 14% para quem consome cerca de 30 gramas de carne vermelha processada por dia — equivalente a pouco menos de duas porções de 85 gramas por semana — em comparação com quem ingere essas carnes apenas três vezes por mês. Em contraste, substituir essa quantidade diária de carne processada por oleaginosas e leguminosas pode reduzir o risco de demência em 20%.

Carnes vermelhas processadas, como bacon, salsichas e frios, são ricas em sódio, nitratos e gordura saturada, fatores associados a doenças como câncer de cólon, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. 

O estudo, apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer 2024, analisou dados de mais de 130 mil participantes ao longo de três décadas. Os pesquisadores observaram que cada porção adicional diária de carne vermelha processada está associada a um envelhecimento cognitivo adicional de 1,61 anos.

Para a prevenção de demência e outras doenças, especialistas recomendam adotar padrões alimentares saudáveis, como a Dieta Mediterrânea e a DASH, que enfatizam a ingestão de frutas, vegetais, grãos integrais, feijões e nozes, limitando a carne vermelha e priorizando peixes oleosos e carnes magras.

A Dieta Mediterrânea é baseada nos hábitos alimentares tradicionais dos países ao redor do Mar Mediterrâneo, como Itália e Grécia. Ela se caracteriza pelo consumo abundante de frutas e vegetais frescos, grãos integrais, e oleaginosas como nozes e amêndoas. O azeite de oliva é a principal fonte de gordura, enquanto peixes e frutos do mar são consumidos regularmente, duas a três vezes por semana. A dieta limita o consumo de carnes magras e carne vermelha, e recomenda o consumo moderado de laticínios, principalmente iogurte e queijos. Ervas e especiarias são usadas para temperar os alimentos, reduzindo a necessidade de sal. O vinho tinto pode ser consumido moderadamente, geralmente durante as refeições.

Já a Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) foi desenvolvida para ajudar a prevenir e controlar a hipertensão. Ela promove uma alta ingestão de frutas e vegetais, juntamente com grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura. Carnes magras, aves e peixes, bem como fontes de proteína vegetal como feijões e lentilhas, são recomendados. A dieta enfatiza a redução da ingestão de sódio para controlar a pressão arterial e a preferência por gorduras saudáveis, limitando gorduras saturadas e trans. Além disso, ela sugere reduzir a ingestão de açúcares adicionados e alimentos processados.

Ambas as dietas focam em alimentos frescos e minimamente processados, promovendo hábitos alimentares que favorecem a saúde geral e a prevenção de doenças.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar