Vasectomia pode melhorar vida sexual dos homens, afirma urologista

ouça este conteúdo
|
readme
|
A vasectomia emergiu como um método contraceptivo preferido para casais que buscam uma solução permanente. Este procedimento rápido, minimamente invasivo, é de baixo risco e custo acessível, tornando-o uma opção atrativa.
O Dr. Flávio Antunes, urologista, aborda preocupações comuns sobre o processo pós-operatório e seu impacto nas relações sexuais. Ele explica que a vasectomia causa menos desconforto para os homens em comparação à laqueadura para as mulheres. Enquanto as mulheres podem sentir desconforto abdominal e pélvico após a laqueadura, os homens que fazem vasectomia geralmente têm uma recuperação tranquila e podem retomar suas atividades normais em poucos dias.

Os caras que fizeram o nome de Jesus
No Brasil, cerca de 55% das gestações não são planejadas, destacando a necessidade de métodos contraceptivos eficazes. A vasectomia tem uma taxa de sucesso superior a 99%, tornando-se uma das opções mais confiáveis disponíveis. O procedimento envolve o uso de duas pinças para prender e puncionar o canal por onde passam os espermatozoides, permitindo que os pacientes saiam sem dor em 15 minutos. No entanto, cuidados pós-operatórios são essenciais.
O Dr. Antunes também destaca que a vasectomia pode melhorar a vida sexual dos homens. Um estudo da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, indica que o procedimento aumenta a libido masculina. Ao contrário do que se pensa, não há ligação entre virilidade e esterilidade. Homens que passaram pela vasectomia relatam um desempenho sexual melhorado, incluindo ereções e orgasmos de melhor qualidade, pois podem fazer sexo sem preocupações.
Após a vasectomia, os homens continuam ejaculando normalmente, embora o sêmen não contenha mais espermatozoides. Para confirmar o sucesso do procedimento, é recomendado um espermograma três meses após a cirurgia. Até lá, os pacientes devem usar preservativos durante as relações sexuais.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar