Compartilhe este texto

Verme da meningite é encontrado em caramujo em Nova Iguaçu; 1 pessoa morreu

Por Portal Do Holanda

01/07/2024 9h41 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pexels

O Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, confirmou a presença do verme causador da meningite eosinofílica em um caramujo coletado no bairro Ipiranga, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A descoberta ocorreu após uma morte pela doença no município.

A Secretaria de Saúde da cidade solicitou a investigação em abril deste ano. O verme foi encontrado em uma espécie de caramujo conhecida como Lolô ou Aruá.

A infecção humana ocorre quando as pessoas ingerem o muco liberado pelo caramujo, que pode estar presente em vegetais mal lavados. O principal sintoma é dor de cabeça, e em alguns casos, distúrbios visuais, enjoo, vômito, dormência e formigamento.

De acordo com a bióloga da UERJ, Sônia Barbosa, para evitar a contaminação é necessária a lavagem adequada dos alimentos. "Uma das formas de contaminação é a ingestão das larvas que podem estar presentes no muco que esse animal produz. Outra forma muito importante é evitar o acúmulo de entulhos, sujeiras e jogar lixo orgânico em terrenos baldios”, explica ela.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que não foi notificada sobre este caso, mas vai mobilizar uma equipe técnica para apurar a situação junto à vigilância epidemiológica do município.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar