Deputado sugere que Aleam consulte TCE sobre contratação de instituto de perícia
Mesmo avesso à contratação de um instituto de perícia para avaliar a obra do edifício garagem, por meio da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o deputado Marcos Rotta sugeriu que a Casa Legislativa consulte o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas sobre a legalidade da ação.
Ainda na tribuna da Assembleia, Rotta afirmou que não houve consenso entre os parlamentares, durante reunião realizada na última quarta, com relação à contratação de um instituto de perícia e que não houve nenhuma espécie de “blindagem” ao deputado Ricardo Nicolau por parte dos deputados da base governista.
“Embora eu seja contra a Assembleia arcar com os custos da contratação de um instituto, se a maioria dos pares concordar com isso, sugiro que, antes de tomar essa decisão, a Casa consulte o TCE. Para que depois, uma questão que está individualizada na Justiça não venha recair sobre o Poder Legislativo como um todo. A sugestão é no sentido de cautela”, explicou Rotta.
Na avaliação de Rotta, há uma denúncia individual contra um representante da Assembleia e não contra o Poder Legislativo, e isso deve ser discutido de forma específica e não generalizada. “Temos de separar bem essa questão. A denúncia é contra um deputado que exerceu o cargo máximo na Casa e cabe a ele se defender dessas acusações. Se for o caso de haver a contratação de um novo instituto, que ele o faça de forma individualizada”, detalhou o parlamentar.
Rotta ainda deixou claro que a base governista não “blindou” o deputado Ricardo Nicolau. “Eu sou da base governista e exercia o cargo de vice-presidente na época, mas por diversas vezes me posicionei contra as ações do deputado Ricardo, que também é da base. Não existe essa questão de blindagem. A bancada governista é formada pela maioria, mas todos são independentes. Somos representantes da Assembleia e temos de pensar, primeiramente, na segurança e na imagem do poder”, completou.
Durante o pronunciamento, Marcos Rotta foi aparteado pela maioria dos parlamentares presentes no plenário. “Associo-me a Vossa Excelência pela lucidez do discurso e reafirmo que a base do governo não se reuniu para proteger ou blindar quem quer que seja”, destacou o deputado Vicente Lopes.
Já o deputado Luiz Castro corrigiu o seu discurso feito anteriormente e elogiou Rotta pela serenidade do pronunciamento. O deputado José Ricardo, também da oposição, solicitou à Casa que se tiver algum documento sobre o caso, o encaminhe a todos os parlamentares.
Para concluir, o deputado Sinésio Campos afirmou que esse assunto está relacionado somente ao Poder Legislativo, “não tendo qualquer interferência do Executivo nesse processo”.
NULLASSUNTOS: Aleam, contratação, edificio garagem, obras, perícia, TCE, Manaus, Amazonas