Empresa de Musk, Neuralink abre inscrições para testes de chips cerebrais em humanos
Neuralink, empresa de Elon Musk, anunciou, nesta terça-feira (19), que está com inscrições abertas para testar chips cerebrais em humanos.
Conforme anunciado pela empresa, o recrutamento para o ensaio clínico está aberto para quem tem tetraplegia devido a lesão da medula espinhal cervical, ou, esclerose lateral amiotrófica.
A autorização para a realização dos testes já havia sido concedida em maio deste ano pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA). Neste primeiro teste, que mira pacientes com paralisia, o objetivo inicial é conceder um movimento como, por exemplo, controlar um teclado, por meio de um chip que será implantado por um robô cirúrgico.
"Durante o estudo, o Robô R1 será usado para colocar cirurgicamente os fios ultrafinos e flexíveis do Implante N1 em uma região do cérebro que controla a intenção do movimento. Uma vez instalado, o implante N1 é esteticamente invisível e destina-se a registrar e transmitir sinais cerebrais sem fio para um aplicativo que decodifica a intenção de movimento. O objetivo inicial do nosso BCI é conceder às pessoas a capacidade de controlar um cursor ou teclado de computador usando apenas seus pensamentos.", explicou a empresa.
Mais informações sobre o cadastro estão disponíveis no site Neuralink.
ASSUNTOS: Tecnologia