Compartilhe este texto

Usuários poderão omitir número e usar apenas nome para contato no WhatsApp

Por Portal Do Holanda

24/08/2024 11h44 — em
Tecnologia


Foto: Reprodução / Freepik

O WhatsApp está testando um novo recurso para Android que permitirá aos usuários associar um nome de usuário ao seu número de telefone. Com essa novidade, as pessoas poderão compartilhar seu contato apenas informando o nome, sem a necessidade de fornecer o número de telefone.

Esse recurso busca aumentar a privacidade dos usuários, uma preocupação constante nas atualizações do WhatsApp. Ao permitir que o nome de usuário substitua o número de telefone, o aplicativo oferece mais segurança ao interagir com desconhecidos, evitando a exposição do número pessoal.

Essa funcionalidade já é comum em aplicativos como o Telegram, mas está sendo implementada no WhatsApp apenas agora. Segundo o site WABetaInfo, que monitora as versões de teste do aplicativo, perfis que já tenham iniciado uma conversa continuarão a ver o número de telefone, mas em novas conversas será possível ocultar essa informação, mostrando apenas o nome de usuário.

Além disso, o WhatsApp está testando uma ferramenta de PIN para criar conversas com base no nome de usuário. O funcionamento é simples: ao definir um nome de usuário, o usuário poderá associá-lo a um PIN de quatro dígitos, que será necessário para que alguém envie mensagens para ele. Essa medida adiciona uma camada extra de segurança, já que o PIN não poderá ser o mesmo utilizado na verificação em duas etapas.

O WhatsApp tem investido em várias funcionalidades para proteger seus usuários, como a opção de bloquear mensagens de remetentes desconhecidos, atualmente em teste. Essa função visa impedir o recebimento de mensagens de números desconhecidos e em grande volume, combatendo o envio de spam pelo aplicativo.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia