Floresta e Água: fontes de riquezas do turismo na Amazônia
Os dias 21 e 22 de março são datas importantes para a Amazônia. Hoje, 21, é o Dia Internacional das Florestas, enquanto amanhã, 22 de março, é o Dia Mundial da Água. Floresta e água nós temos em abundância e são os diferenciais do portfólio turístico do nosso Amazonas. São fontes de riquezas ao nosso povo, com a geração de emprego, renda, atrativos para investimento e desenvolvimento.
O poder da nossa Floresta é conhecido internacionalmente, com uma taxa de preservação de 95%, e atrai todos os anos a atenção de milhares de turistas que aqui desembarcam para praticar o ecoturismo. A floresta é um patrimônio valioso e precisa ser cada vez mais preservada.
Projetos de desenvolvimento sustentáveis como a Zona Franca de Manaus (ZFM) devem ser mantidos e potencializados. No turismo, ela tem que ser mais explorada pela sua biodiversidade. Temos que “vender” melhor nosso tapete verde como um atrativo único para os visitantes fazerem trilhas, contemplarem a natureza, observando a fauna e a flora incomparáveis.
Já em relação à água, a imensidão dos nossos rios encanta. Aqui se pode fazer passeios indescritíveis, praticar atividades como a pesca esportiva, apreciar os botos e ver um dos maiores fenômenos da natureza, que é o famoso Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões. Não esquecendo das cachoeiras, lagos e igapós (florestas alagadas) que hipnotizam todos os turistas. São, também, nossas “estradas” fluviais, conectando todas as cidades, vilas e comunidades do nosso Estado.
A nossa floresta e a nossa água são fontes inestimáveis de possibilidades turísticas e, por isso, precisam ser cuidadas e “exploradas” de maneira consciente e sustentável. Quando se olha lá do alto, o verde da nossa floresta e a imensidão dos nossos rios deslumbram, enchem a vista e parecem “infinitos”. Não podemos permitir o desmatamento desenfreado e a poluição de nossos rios. O ecoturismo tem que ser nossa matriz econômica perene.
Pela preservação das florestas e das águas, Turismo Eu Acredito!
ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!