Arcebispo de Aparecida pede proteção à amazônia e esperança contra 'inverno demográfico'
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As celebrações no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida na manhã deste sábado (12) foram marcadas por pedidos de proteção à amazônia e de esperança contra 'um inverno demográfico'.
As declarações foram feitas pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, na abertura da principal missa do dia, iniciada às 9h com milhares de fiéis no santuário lotado.
O tema da celebração deste ano é "Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da Esperança", palavra reforçada pelo arcebispo durante a solenidade. Os biomas, entre eles a amazônia, foram lembrados no discurso. "Ó, mãe, mãe das flores, tornai o mundo um grande jardim, pela graça da ecologia, que é também a mãe da amazônia, e aqui estão os biomas esperando a própria terra ser cuidada e respeitada."
A declaração segue a mensagem dedicada pelo papa Francisco aos brasileiros. "Sigam em frente, com essa mensagem da Virgem, que é toda a harmonia: harmonia entre todos os cristãos, harmonia com toda a humanidade e harmonia climática", afirmou o pontífice em vídeo.
Dom Orlando Brandes também falou sobre a esperança em meio ao que chamou de "inverno demográfico". "Esperança para que os pais transmitam a vida, para termos crianças, há um inverno demográfico. Esperança, pais queridos, no nascimento dos filhos e da gravidez, tudo palavras do Papa."
O Brasil vive uma queda nos nascimentos, com 2,6 milhões registrados em 2022 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já em 2070, o número de bebês nascidos por ano, segundo projeção do instituto, deve cair para 1,5 milhão.
O arcebispo de Aparecida também homenageou na abertura da missa solene os romeiros que chegaram a pé à cidade para a celebração. "A [rodovia] Dutra se tornou um caminho de procissão para que sejamos sempre peregrinos da esperança."
Somente neste sábado, segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), 13.312 romeiros haviam passado pelo sistema de contagem instalado no pedágio de Moreira César, a 60 km de Aparecida. Ao todo, foram 33.215. Também neste sábado, foi confirmada a morte de um peregrino, atropelado na região de Pindamonhangaba (SP), chegando a quatro óbitos no total.
Representando o governo Lula (PT) estava o chefe da assessoria especial de assuntos parlamentares e federativos da vice-presidência, Luís Gustavo Faria Guimarães. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) estava acompanhado por Gilberto Kassab, que comanda a pasta de Governo e Relações Institucionais, e pelo prefeito de Aparecida, Luiz Carlos Siqueira (Podemos).
Em 2023, aproximadamente 330 mil pessoas estiveram no santuário entre os dias 3 e 12 de outubro. Somente no dia em homenagem à Padroeira foram cerca de 112 mil católicos presentes.
ASSUNTOS: Variedades