Astronautas chineses fazem maior caminhada espacial da história, com 9 h de duração
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os taikonautas Cai Xuzhe e Song Lingdong, na terça-feira (17), tornaram-se os humanos a permanecer mais tempo em uma caminhada espacial: 9 horas. O anúncio foi feito pela CMSA (China Manned Space Agency, a agência espacial chinesa).
Os astronautas Nasa James Voss e Susan Helms eram os recordistas anteriores, com 8h56 de caminhada espacial, em 11 de março de 2001, segundo a Nasa. Ou seja, o recorde foi quebrado por somente 4 minutos.
Os taikonautas fazem parte da missão Shenzhou-19, a bordo da estação espacial chinesa Tiangong. Uma das missões dos chineses, durante a caminhada espacial recordista, era a instalação de dispositivos de proteção contra detritos espaciais.
A missão Shenzhou-19, que chegou à Tiangong em outubro deste ano, conta com a única engenheira espacial da China, Wang Haoze, que também é a terceira mulher chinesa em uma missão espacial.
Além disso, a Shenzhou-19 conta também com uma geração jovem de taikonautas nascidos na década de 1990, como Haoze e Lingdong. Já Xuzhe é mais experiente e esteve anteriormente no espaço, com a missão Shenzhou-14, em 2022.
A previsão é que os integrantes da Shenzhou-19 fiquem seis meses no espaço.
ASSUNTOS: Variedades