Chuva no início da tarde coloca SP em estado de atenção para alagamentos nesta terça (31)
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Toda a capital entrou em estado de atenção para alagamentos por volta das 13h30 desta terça-feira (31). A informação é do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo.
O alerta vale, inclusive, para as marginais Pinheiros e Tietê, diz o órgão municipal. Apesar do aviso, não havia nenhum ponto intransitável na cidade.
Segundo o CGE, o tempo abafado e a chegada da brisa marítima geraram áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo.
De acordo com o serviço de meteorologia da Defesa Civil estadual, a combinação do calor com a umidade proveniente do oceano e da Amazônia criou condições para pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento no leste paulista, principalmente na Região Metropolitana de São Paulo e no Vale do Paraíba. "Para as próximas horas, o tempo persiste tipicamente de verão", diz.
No decorrer da noite as condições de chuva diminuem, restando apenas variação de nuvens para o momento da virada do ano, aponta o CGE. Não deve chover durante a virada do ano na cidade de São Paulo.
Os próximos dias seguem com sol entre nuvens, tempo abafado e chuvas típicas de verão, ou seja, na forma de pancadas isoladas no final das tardes.
A quarta-feira, primeiro dia de 2025, deverá ter sol entre nuvens e temperaturas em elevação. A temperatura poderá chegar a 30°C e pode chover no fim da tarde.
Segundo a Enel, às 14h30 quase 38 mil endereços estavam sem fornecimento de energia nas cidades atendidas pela concessionária na região metropolitana. Desses, cerca de 23,5 mil eram da capital paulista.
Apesar da instabilidade no clima, a empresa diz que as chuvas que atingiram a Grande São Paulo nesta terça não afetaram o sistema de distribuição de energia e que os clientes afetados seguem dentro do padrão dos atendimentos realizados diariamente pela companhia. "Técnicos da distribuidora seguem em campo atuando nessas ocorrências."
ASSUNTOS: Variedades