Domingo (29) deve ser abafado com pancadas de chuva no litoral paulista
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os paulistanos que escolheram passar o fim de ano nas praias não conseguirão fugir da chuva neste domingo (29). De acordo com os institutos de meteorologia, todo o estado deve enfrentar um clima parecido, com o sol aparecendo durante o dia, elevando a temperatura e com pancadas isoladas de chuva a qualquer momento.
Segundo o Climatempo, o município de São Sebastião, no litoral norte, é onde existe a previsão de maior volume de chuva neste domingo, com o sol aparecendo cedo entre muitas nuvens e com pancadas a partir do fim da manhã. À tarde e à noite, a tendência é de tempo fechado e chuvoso. Em relação à temperatura, ela deve variar entre 21°C e 25°C.
Em Ubatuba e Caraguatatuba, também no litoral norte, a previsão é a mesma, com o sol aparecendo cedo, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde. À noite, a expectativa é de temporal. A temperatura deve variar entre 19°C e 25°C.
Já em Santos, Guarujá e Praia Grande, na Baixada Santista, o Climatempo prevê o tempo um pouco mais aberto, com o sol entre algumas nuvens e chuva rápida durante o dia e a noite. A temperatura também será levemente mais alta, com variação entre 22°C e 27°C.
Na região metropolitana de São Paulo, o domingo deve ser com o sol entre nuvens e gradativa elevação da temperatura no decorrer do dia. De acordo com o CGE (Centro e Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, as mínimas devem oscilar em torno dos 19°C e as máximas podem superar os 25°C. No final da tarde, a nebulosidade aumenta e há condições para chuvas na forma de pancadas rápidas e isoladas.
Serra do RJ e sul de Minas têm alerta de alto risco para deslizamentos
A faixa de umidade que provocou temporais no estado de São Paulo até a sexta-feira (27) se deslocou mais para o leste e neste domingo deve atingir uma grande região entre o sul de Minas Gerais e os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, provocando temporais de até 100 mm por dia.
Como o solo já está encharcado pelas chuvas recentes, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) emitiu um alerta para alto risco de deslizamentos de terra e quedas de barreiras às margens de estradas e rodovias na zona da mata mineira, região serrana do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.
ASSUNTOS: Variedades