Compartilhe este texto

Enchente em São Luiz do Paraitinga (SP) deixa ao menos uma família desalojada

Por Folha de São Paulo

29/12/2024 11h45 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos uma família ficou desalojada e várias vias foram alagadas após uma forte chuva na noite deste sábado (28) em São Luiz do Paraitinga, no interior paulista. Equipes da Defesa Civil municipal fazem vistorias em áreas de risco da cidade na manhã deste domingo (29), e a família foi acolhida por parentes.

Com o acúmulo de chuva dos últimos na região, o rio Paraitinga transbordou. Os alagamentos começaram por volta das 22h15 do sábado, segundo a Defesa Civil estadual, atingindo a avenida Benedito Pião Sobrinho e ao menos outras três vias do município.

"A Defesa Civil do Estado ofereceu apoio e materiais de ajuda humanitária, mas foi informada pelo coordenador municipal que, no momento, não há necessidade adicional de recursos", disse a gestão estadual, em nota.

São Luiz do Paraitinga já viveu grandes desastres provocados por chuvas de verão. Em 2010, mais de 80% da população teve de sair de casa por causa de uma inundação que devastou o centro histórico da cidade. A elevação das águas do rio Paraitinga danificou cerca de 300 construções da cidade. Boa parte do casario histórico, a Igreja Matriz de São Luís de Tolosa, a Capela das Mercês e o prédio da biblioteca foram destruídos.

Em 2023, o tradicional Carnaval de rua da cidade foi adiado após uma chuva que deixou mais de 700 pessoas desalojadas, devido às cheias do ribeirão do Chapéu e do ribeirão do Pinga.

Em junho deste ano, a cidade foi selecionada para inaugurar um novo sistema de alerta contra enchentes, com sirenes integradas ao monitoramento do nível dos rios, pelo governo paulista.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades