Enel culpa Sabesp por apagão no centro, mas estatal diz não ter danificado fiação
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A concessionária de energia Enel e a Sabesp, estatal paulista de saneamento, apresentaram versões diferentes para o apagão que atingiu parte do centro da cidade de São Paulo nesta segunda (18).
Segundo a Enel, a falta de energia em bairros da região central foi causada por uma escavação realizada pela Sabesp na região central, que teria atingido acidentalmente cabos da rede subterrânea da distribuidora.
Porém, a estatal disse que ainda investiga a situação, mas que até agora não achou indícios que a obra tenha danificado a fiação. "Avaliação preliminar constatou que as obras de manutenção e ligação nos ramais de esgoto não danificaram a rede elétrica subterrânea. A escavação foi feita manualmente, a partir das 11h, sem deslocamento da fiação", disse a empresa.
Já a Enel alega que a interrupção aconteceu por volta das 10h30. "De imediato, a companhia deslocou equipes de técnicos e eletricistas ao local para identificar a causa e realizar o reparo da rede", afirmou a concessionária, que relata ter disponibilizado geradores para atender um hospital e outros clientes prioritários.
A Enel informou ainda que, em razão das características que envolvem a rede subterrânea da região, as equipes da distribuidora atuaram em parceria com a Sabesp durante toda a tarde e seguem trabalhando para normalizar o serviço.
"A companhia realizou manobras para isolar o trecho afetado e está realizando as ações necessária para restabelecer a energia para todos", diz.
No início da noite, a energia havia sido restabelecida em parte dos endereços. Vias como a as ruas Doutor Cesário Mota Júnior e Martim Francisco, na Vila Buarque, continuavam sem luz.
Aos moradores da região, a concessionária informou que a energia deve ser retornada entre as 22h e as 23h desta segunda-feira.
ASSUNTOS: Variedades