Falha em sistema de navegação afeta operação do aeroporto de Guarulhos
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma falha de sistema de navegação afeta a operação de voos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, desde a manhã desta quinta-feira (29).
Equipes ainda trabalham para resolver o problema, que, segundo a concessionária GRU Airport, causa atrasos pontuais nas decolagens, e companhias registraram cancelamentos. O balanço de voos afetados não foi informado até a publicação deste texto.
"Devido à intermitência no sistema de navegação (GNSS) que é especifico para aeronaves, algumas empresas aéreas enfrentam atrasos pontuais nas decolagens do aeroporto de Guarulhos", afirmou a empresa.
"Os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente. Os planos de contingência estão acionados. Equipes técnicas estão trabalhando em conjunto para identificação e solução do problema."
O GNSS é um sistema de posicionamento por satélite, assim como o norte-americano GPS, segundo o especialista em segurança de voo Roberto Peterka. "Basicamente, ele pode usar outras redes de navegação aérea, não apenas a norte-americana." Entre os outros sistemas, segundo o especialista, estão o BeiDou (BDS), da China, o europeu Galileu e o GLONASS, da Rússia.
Uma das companhias afetadas, a GOL afirmou, em nota, que cancelou voos com origem ou destino em Guarulhos, além de registrar atrasos.
"Devido à contingência, a Companhia também tem registrado atrasos na sua operação no aeroporto. Todos os Clientes afetados estão recebendo as facilidades previstas e sendo reacomodados nos próximos voos. A Companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na segurança", diz o comunicado.
A Azul disse que cancelou dois voos -um com destino a Cuiabá e outro que saiu da capital mato-grossense para Guarulhos. Os clientes afetados, segundo a companhia, serão reacomodados em outros voos.
Já a LATAM afirmou que a operação foi normalizada após atrasos em decolagens durante a manhã.
ASSUNTOS: Variedades