Governo de SP lança licitação para obras da linha 19-celeste, que deve ligar centro a Guarulhos
ouça este conteúdo
|
readme
|
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Metrô de São Paulo abriu nesta segunda-feira (24) a licitação para a implantação da linha 19-celeste, que deve ligar Guarulhos ao centro da capital paulista. O projeto prevê 17,6 km de trilhos e 15 estações, conectando o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, no centro de São Paulo.
O projeto inicial contava com 24 estações e integração com outras nove linhas ao longo de 26,3 quilômetros de extensão. O Tribunal de Contas do Estado chegou a barrá-lo em 2020.
O contrato incluirá a elaboração do projeto executivo e a execução das obras civis, além da construção de um pátio de manutenção. Também estão previstas adaptações nas estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha) para integração com a nova linha.
O governo estadual pretende assinar os contratos e iniciar os projetos executivos até o fim de 2025. Segundo o cronograma inicial, as obras civis devem começar em 2026 e levar até 75 meses quase seis anos para serem concluídas.
A 19-celeste promete ser a primeira conexão metroviária entre Guarulhos e a capital. A previsão é que 31 trens operem na linha, transportando cerca de 630 mil passageiros por dia.
O trajeto contará com conexões com outras três linhas do Metrô (1-azul, 2-verde e 3-vermelha) e poderá futuramente se integrar à malha de trens metropolitanos.
O investimento total no projeto ainda não foi atualizado pelo governo, mas, em 2024, a estimativa era de R$ 19,5 bilhões.

ASSUNTOS: Variedades