Homem morre após ser agredido em estação de trem por agentes da ViaMobilidade
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um homem morreu depois de ser agredido por agentes da estação de trem Carapicuíba da linha 8-diamante da ViaMobilidade, na Grande São Paulo. O caso aconteceu em 11 de novembro.
Imagens mostram quando a vítima, identificada como Jadson Pires, chega à estação aparentando estar desorientado. Ela passa por cima da catraca e cai. Ele sai por outra catraca, depois passa de novo por baixo da catraca.
Nesse momento, um homem de camiseta preta chuta a vítima. Depois, Jadson é contido pelos agentes. O homem aparece desacordado sendo arrastado para outro espaço.
"Ao adentrar a estação de Carapicuíba, Jadson se mostrava bastante agitado e não respondia às orientações, sendo contido por agentes da Guarda Civil e da empresa depois de ter invadido a linha de bloqueio por diversas vezes. Após um mal súbito, recebeu os primeiros socorros ainda no local e foi encaminhado pelo Samu a uma unidade de pronto-atendimento, onde foi constatado o óbito", afirmou a concessionária.
O homem de camiseta preta é agente da Guarda Civil, segundo a ViaMobilidade, que estava em uma atuação à paisana, sem qualquer relação com a operação da concessionária.
A concessionária lamentou a morte.
"A companhia informa que repudia qualquer forma de violência, premissa essa constantemente reforçada em seus treinamentos e procedimentos de segurança e atendimento. Cabe destacar que, imediatamente após esta ocorrência, um boletim de ocorrência foi registrado, uma sindicância interna foi instaurada e os agentes envolvidos foram preventivamente afastados de suas funções", afirmou.
Segundo a companhia, a causa da morte ainda está sendo apurada pelas autoridades, que aguardam o resultado dos exames pericial e toxicológico.
No atestado de óbito consta asfixia mecânica, esganadura e politraumatismo como causas da morte
Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), o caso é investigado pelo 1º DP de Carapicuíba. Novas imagens foram analisadas pela autoridade policial, que intimou os envolvidos para novos depoimentos. "Os laudos periciais solicitados estão em elaboração e serão anexados ao inquérito assim que concluídos. Importante esclarecer que, se necessário, a natureza inicial da ocorrência poderá ser alterada diante de novas evidências, sem qualquer prejuízo ao inquérito", afirmou em nota.
ASSUNTOS: Variedades